Diretora da Latam Brasil destaca desafios e avanços na inclusão feminina na aviação em matéria do Correio Braziliense

A diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil, Maria Elisa Curcio, foi destaque em matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense na última terça-feira (11) sobre o 4º Brasília Summit Lide – Correio Braziliense. A executiva falou sobre os desafios e avanços da presença feminina na aviação e no empreendedorismo e destacou que ainda há desigualdade de gênero e barreiras culturais que dificultam a plena inclusão das mulheres. A Latam Airlines é mantenedora da Aberje.
Segundo Maria Elisa, a aviação permanece marcada por estereótipos e condições de trabalho que não consideram as especificidades das profissionais. “Ficar 12, 24 ou 48 horas fora de casa é um desafio que, nem sempre, é considerado quando se fala em carreira na aviação”, observou. Ela também chamou atenção para a ocorrência de casos de preconceito e assédio durante voos, o que evidencia a necessidade de políticas contínuas de proteção e conscientização.
A executiva ressaltou iniciativas da Latam voltadas à inclusão, como o curso de formação de mecânicos e mecânicas, criado para incentivar a participação feminina em funções técnicas. “Ainda é comum encontrar escolas de aviação sem banheiros femininos”, pontuou, reforçando a urgência de mudanças estruturais. “O céu é grande demais e precisa ser conquistado, também, por 50% da população, que somos nós”, sintetizou Maria Elisa.
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























