Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor

A edição de hoje (10) d’O Globo, traz um artigo de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, sobre o papel estratégico do terceiro setor na governança dos bens comuns. O texto ressalta a atuação de ONGs, coletivos, institutos e fundações como mediadores entre o saber técnico e o saber comunitário, especialmente em contextos de crise ambiental, desigualdade e transformação digital.
Partindo do debate clássico entre a “tragédia dos comuns”, de Garrett Hardin, e as contribuições de Elinor Ostrom sobre a capacidade das comunidades de gerirem coletivamente recursos coletivos, o artigo propõe uma nova leitura sobre os desafios contemporâneos. A superação das tragédias silenciosas, como o abandono de espaços públicos ou o uso indevido de dados pessoais, passa por uma atuação conjunta entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil. Nesse contexto, o terceiro setor deve agir como elo catalisador, por seu compromisso com o interesse público, sua experiência territorial e sua capacidade de articulação em rede.
A íntegra do artigo pode ser lida no site d’O Globo.
ARTIGOS E COLUNAS
Maria Claudia Bacci Quando tudo é prioridade, não há reputaçãoLuis Alcubierre Contexto: ativo invisível da comunicaçãoEduardo Barreto Conteúdo em Série: a conexão com a Geração Z
Destaques
- Livro do Ano – Yearbook Prêmio Aberje 2025 já está disponível para compra
- Aberje retoma presença em hub de inteligência do ConectA Associações
- Agenda Aberje 2026 discute reputação, brasilidade, IA e relações governamentais
Notícias do Mercado
- Accor apresenta estratégia de expansão nas Américas durante coletiva em São Paulo
- Associadas à Aberje apoiam vítimas de enchentes em MG
- P3K Comunicação conquista conta do Grupo Prumo e Porto do Açu





























