PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
01 de outubro de 2024

Direitos autorais na música também é uma questão de ESG

O respeito aos direitos autorais é essencial para a sustentabilidade da indústria musical e está alinhado com as práticas ESG. Patrocinar eventos que pagam os direitos autorais reforça o compromisso da sua marca com a responsabilidade social, a governança ética e a valorização dos compositores. Descubra como sua marca pode fazer a diferença e fortalecer a reputação corporativa com o apoio do Ecad.
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A música é a trilha sonora das nossas vidas, uma arte que toca o coração e inspira mudanças. No entanto, para que ela continue a desempenhar esse papel vital, é crucial que os direitos autorais sejam respeitados. Mais do que uma obrigação legal, o respeito aos direitos autorais é uma questão de ESG (Environmental, Social, and Governance) — um compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança ética.

Direitos autorais e sustentabilidade

No contexto de ESG, a sustentabilidade vai além do meio ambiente. Envolve também a criação de condições justas e sustentáveis para todos os setores da sociedade, incluindo a indústria musical. Respeitar os direitos autorais é garantir que os compositores e músicos recebam a remuneração justa pelo seu trabalho, permitindo que continuem a criar e enriquecer a cultura. 

Responsabilidade social na música

A responsabilidade social é um dos pilares do ESG e está diretamente ligada ao respeito pelos direitos autorais. Ao patrocinar eventos que pagam os direitos autorais, sua marca não apenas cumpre a lei, mas também demonstra um compromisso real com a justiça social. Compositores, muitas vezes invisíveis ao público, são peças-chave na cadeia produtiva da música. Garantir que eles sejam remunerados é assegurar que novas músicas continuem a ser criadas e compartilhadas com o mundo.

Governança ética

A governança é outro aspecto fundamental do ESG. Empresas que se comprometem com práticas de governança ética e transparente ganham a confiança do mercado e dos consumidores. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), uma instituição privada sem fins lucrativos, trabalha para garantir que os direitos autorais sejam arrecadados e distribuídos de forma justa e transparente. Ao apoiar eventos que estão em conformidade com os direitos autorais, sua marca adere a esses princípios de governança responsável, evitando riscos legais e fortalecendo sua reputação.

Junte-se ao Ecad nessa missão de manter a música viva e justa para todos.

Direito autoral também é questão de ESG.

Para saber mais sobre como podemos ajudar, visite o nosso site.

https://www4.ecad.org.br/marcas-patrocinadoras/

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.