Diili é a plataforma de serviços da Embraco
Com o objetivo de auxiliar os proprietários de marcas de alimentos e bebidas, a Embraco, multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração e associada da Aberje, desenvolveu o diili – Data Information Insight Learning Intelligence. Trata-se de um novo negócio que contribui para que marcas possam gerenciar de forma efetiva freezers e geladeiras nos pontos de venda.
A plataforma, que contribui para o aumento de vendas, eficiência energética e na redução de até 15% em custos operacionais, foi a vencedora do 1° Prêmio ABII de Internet Industrial, realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), em dezembro de 2017. “Com este prêmio nosso objetivo é reconhecer projetos inovadores do setor, dando visibilidade para a importância da implementação da internet industrial no país. De todos os projetos inscritos, o diili se destacou no primeiro critério: máquina dotada de sensores conectados a plataforma analíticas”, explica o presidente da ABII, José Rizzo. Os outros critérios foram: análise computacional avançada, através de plataformas analíticas; pessoas conectadas às plataformas analíticas, tomando decisões colaborativas; ganhos comprovados em eficiência operacional. No total, foram 11 projetos inscritos. Em segundo lugar, ficou Gestão Inteligente na Manufatura – aplicação de IIOT em prensas, da Intelup; e em terceiro o ReMo – Monitoramento Remoto de Fornos, da Granaço e Termica Solutions.
O diili foi criado com base na Internet das Coisas (IoT) e entende o funcionamento de freezers e geladeiras comerciais, indica a localização do equipamento e alerta sobre falta de estoque, falhas ou necessidade de manutenção preventiva, tudo em tempo real. Além disso, avalia o comportamento do consumidor no ponto de venda, permitindo análises sobre o desempenho dos produtos expostos e gerando métricas que permitem aconselhar e sugerir a localização mais estratégica do equipamento, por exemplo. A marca acompanha o resultado gerado por meio do aplicativo de forma on-line, no celular ou computador.
A inteligência gerada permite que as marcas entendam o comportamento do consumidor e a partir disto consigam tomar decisões estratégicas para aumentar as vendas em 15% e reduzir perdas com manutenção em até 10%. O diili ainda tem potencial para reduzir em 15% o consumo de energia dos refrigeradores por possibilitar uma refrigeração mais adequada ao tipo de carga armazenada e às características do ponto de venda. E gerencia tudo isso não apenas em uma geladeira, mas em dezenas, centenas e em até milhares de unidades instaladas. “Mais do que entregar tecnologia de ponta, a Embraco buscou, primeiro, entender as necessidades das marcas de bebidas e alimentos para depois desenvolver uma solução que agregasse valor ao negócio e contribuísse para que fossem mais competitivas no mercado”, reforça Eduardo Andrade, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Negócios da Embraco.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?