Diálogos Supera Bench chega à segunda edição com Citrosuco e Neoenergia para discutir rituais de engajamento

Depois de uma estreia no final de julho que debateu o engajamento da liderança nos processo de comunicação, o projeto online Diálogos Supera Bench realizou sua segunda edição, com o tema “Rituais para uma cultura de engajamento dos empregados”. O encontro online foi realizado via Teams na última quinta-feira (23), e reuniu Bruna Mascarenhas, head de Comunicação da Citrosuco; e Clayton Urbano, gerente de Comunicação Interna e Cultura da Neoenergia. Ao todo, 46 profissionais de 14 cidades de nove estados diferentes participaram. José Luis Ovando, sócio e diretor de Estratégia da Supera Comunicação, foi o moderador. O projeto é organizado pela agência Supera Comunicação, associada à Aberje assim como as participantes Citrosuco e Neoenergia.
José Luis destacou a relevância desses rituais como práticas repetidas que fortalecem a cultura organizacional e reforçou o papel crucial da liderança no sucesso desses processos. Rituais de engajamento são práticas repetidas que fortalecem a cultura organizacional e conectam os empregados ao propósito da empresa, aumentando o envolvimento e a satisfação no trabalho. Entre os tipos estão os ritos de integração (ajudam novos colaboradores a conhecer a cultura, os valores e o seu futuro trabalho na empresa), os ritos de alinhamento (encontros para alinhar objetivos e metas, como reuniões de planejamento e feedback), os ritos de celebração (marcam conquistas e transições importantes, como aniversários, tempo de casa, promoções ou aposentadorias), os ritos de reconhecimento (momentos para agradecer publicamente o trabalho árduo e as conquistas dos membros da equipe) e os ritos de aprendizado (reuniões como retrospectivas, onde a equipe analisa o que funcionou e o que pode ser melhorado, visando aprimoramento contínuo).
Integralidade em escala global
Bruna compartilhou o contexto da Citrosuco, que se define como um multinacional vertical: da semente até o copo. Os acionistas, Grupos Fischer e Votorantim, buscam garantir um ambiente pautado por integridade, “tão importante quanto resultado financeiro”. A área de Comunicação, ainda jovem, trabalha para traduzir a estratégia em mensagens nítidas e garantir que os rituais ajudem a construir uma identidade comum, com foco em contexto, conteúdo e canais.
O ritual de destaque foi a Semana de Compliance, que celebra 10 anos do programa de compliance da companhia. O desafio central era tratar o tema de forma criativa e unificada para públicos diferentes públicos, de níveis, áreas e até países distintos. No Brasil, foi realizado um evento em Matão com uma palestra de Marcelo Tas sobre integridade em tempos de incerteza, em um formato de cinema. Para os times internacionais, que não teriam familiaridade com Tas, a estratégia foi usar o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolates”. Cada funcionário recebeu um “Golden Ticket personalizado” no seu idioma, que dava acesso a um vídeo especial comentando cenas do filme e a conexão destas com o tema de integridade.
Para o público da operação e das fazendas que não têm acesso a e-mail ou Teams, a empresa estimulou a reflexão sobre compliance através de uma trend de Instagram (“isso ou aquilo”) adaptada e distribuída via WhatsApp, o que gerou um alto engajamento. Atualmente, a Citrosuco testa um projeto-piloto de comunicação por WhatsApp com as equipes de campo para que mensagens importantes, como o resumo do presidente, cheguem rapidamente a quem não está na frente do computador.
Cultura de alinhamento e reconhecimento
Clayton descreveu a Neoenergia como a maior elétrica do Brasil, com 16 mil empregados próprios e 30 mil terceirizados, e enfatizou que os rituais estão diretamente ligados à cultura corporativa. Sua área abrange comunicação, cultura, experiência do colaborador, voluntariado e diversidade, e investe fortemente no alinhamento da liderança, vista como o principal canal que vai mediar essa comunicação.
Os rituais de alinhamento incluem a Convenção Anual de Líderes (reunindo cerca de 800 líderes) e reuniões trimestrais com o CEO, que compartilha resultados e expectativas com a liderança de forma online e presencial. Um dos rituais mais importantes é o DESC (Diálogo Estratégico de Segurança e Comportamento), utilizado para começar toda reunião, o que permite abordar não só segurança (um valor essencial) mas também temas como compliance, diversidade, inclusão e saúde mental.
Em Reconhecimento, a Neoenergia mantém o ciclo de mérito anual e o programa mensal “Gente que Faz a Diferença”, que recompensa colaboradores com um voucher, culminando em um sorteio anual de uma viagem ao Rio de Janeiro para 20 reconhecidos. Outro ritual é o “Gentilezas que Transformam”, um sistema na intranet que permite aos colaboradores enviar elogios entre pares, fomentando o espírito de reconhecimento em toda a empresa.
Para a comunicação com a operação, a Neoenergia utiliza o líder como canal essencial, suportado por um canal de WhatsApp exclusivo (“Alô Operação”) para que os líderes cascatem informações vitais (como vagas internas ou comunicados) para seus times. Clayton concluiu que a cultura é formada pela consistência. “Repetir é confirmar”, lembrou.
Sobre o Diálogos Supera Bench
O Diálogos Supera Bench é composto por uma série de encontros online, exclusivos para integrantes dos grupos regionais e temáticos mantidos pela agência Supera Comunicação no WhatsApp. Duas experiências são selecionadas para uma mostra sequencial, totalmente aplicada e focada em temas votados pela própria comunidade, visando os desafios atuais da comunicação interna.
Para candidatar-se a uma vaga na programação que continua no próximo ano, é preciso primeiro cadastrar-se em www.superacomunicacao.com.br/evento-dialogos para fazer parte de um dos grupos regionais organizados pela Supera Comunicação no WhatsApp.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































