Diálogos de Lideranças faz sua primeira edição em São Paulo
A Supera Comunicação realizou a primeira edição do Diálogos de Lideranças em São Paulo. Ocorrido em 26/10 na Cervejaria Nacional Fábrica-Bar, em Pinheiros, estiveram presentes mais de 20 lideranças de médias e grandes empresas de diferentes segmentos em um primeiro tempo, com roda de conversa, e depois, com um happy hour.
O painel que deu início ao encontro abordou uma Comunicação ESG 360º – Um caminho da complexidade e transparência para a promoção da Sustentabilidade com mediação da especialista e consultora em Comunicação e ESG, Tamara Natale. A conversa contou com a participação do Gerente Sênior de Comunicação Interna e Digital da Vivo, Cesar Rua, e a CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Daniela Garcia.
Para Tamara, educar os colaboradores em relação aos temas de ESG é o melhor caminho para ganhar notoriedade no assunto. “Acredito que as empresas têm esse papel na educação. Também entendo que é preciso incentivar o protagonismo, com as pessoas utilizando suas redes sociais para falar sobre ESG e serem embaixadoras de marca e propósito. Assim, conseguiremos criar um ciclo de boas práticas de meio ambiente, social e governança”, pontua.
Já no segundo painel foi debatido a comunicação interna como apoio para a gestão da mudança com os recursos necessários para alcançar equipes engajadas. Com mediação do sócio-diretor de Estratégia da Supera Comunicação, José Luis Ovando, o papo contou com a participação da Coordenadora de Cultura e Engajamento Latam da Informa Markets, Heloisa Leite, e a Supervisora de Comunicação da Bridgestone, Ana Quaresma.
Ana ressaltou a colaboração de toda a liderança da empresa para a realização de qualquer transformação e como isso é feito na Bridgestone. “Nós de CI, junto do RH, construímos um bom diálogo e relacionamento com os líderes para que eles possam cascatear qualquer mudança de forma transparente e honesta com os nossos colaboradores. Assim, garantimos a boa execução da estratégia da empresa para o negócio”, relata a comunicadora.
Para brindar essa iniciativa, após os painéis houve um happy hour com degustação de cervejas, harmonizações com comidinhas, e uma grande oportunidade para criar conexões e realizar networking.
Conheça mais o novo formato: Diálogos de Lideranças
Desde 2016, a agência promove encontros com profissionais de comunicação corporativa e especialistas em cultura organizacional a partir do Diálogos Supera, que já teve mais de 30 edições em quatro cidades brasileiras: Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A Supera continuará com essa iniciativa aberta ao mercado, mas agora, investe esforços para a criação de uma rede exclusiva de lideranças de comunicação corporativa a fim de estreitar conexões, compartilhar experiências, aprofundar temas técnicos e, em um futuro próximo, produzir conteúdo técnico para o mercado, como artigos, palestras e podcasts.
“Partimos de uma ideia simples, mas poderosa: reunir um seleto grupo de comunicadores de todo o Brasil para o compartilhamento de conteúdo e vivências. Mal começou e já somos mais de 50 diretores, gerentes e coordenadores de comunicação, que estão unidos em um grupo do WhatsApp com objetivos em comum: construir uma forte rede de relacionamento. E o local para esse marco, a Cervejaria Nacional, não poderia ter sido tão simbólico. Tudo muito informal. Tudo para incentivar boas conversas”, ressalta o sócio-diretor de Estratégia da Supera.
Destaques
- 28% das empresas observa transparência como principal desafio comunicacional, aponta pesquisa sobre comunicação no mercado financeiro
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
ARTIGOS E COLUNAS
Lucas Bosco Tecnologias humanasCarlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação Empresarial