25 de setembro de 2023

Dia Mundial do Coração: #UmSóCoração, da Novo Nordisk, invade aeroportos para conscientizar sobre a conexão entre obesidade, diabetes e coração

Ação terá a participação de um squad de personalidades e influenciadores formado por Astrid Fontenelle, Daiane do Santos, Matheus Grado, Esllin Granado e Fany Ramos
Crédito: Divulgação Novo Nordisk

Na semana marcada pelo Dia Mundial do Coração, a Novo Nordisk realiza a segunda edição da iniciativa #UmSóCoração, que tem o objetivo de conscientizar sobre a relação entre a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares.  De 24 a 29 de setembro, a conexão entre as doenças será reforçada em locais em que conexões mais acontecem: aeroportos. 

Quem passar pelos saguões dos aeroportos de São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife (Aeroporto Internacional de Recife) encontrará a ativação que conta com um totem, em que poderão enviar mensagens pré-definidas sobre saúde para um dos outros aeroportos participantes. As mensagens serão exibidas nos painéis digitais dos locais escolhidos e intercaladas com informações sobre a relação entre as doenças.

Para incentivar o engajamento do público, a Novo Nordisk fará uma doação de R$ 85 mil para uma instituição de assistência a pacientes com cardiopatias, caso a meta de 29 mil mensagens compartilhadas seja atingida até o final do dia 29/9, Dia Mundial do Coração.

“A obesidade, o diabetes e o coração têm uma relação estreita que precisa ser reforçada para que as pessoas se conscientizem e possam se prevenir. Optamos por levar a nossa ação deste ano para os aeroportos, para deixar clara a conexão entre as doenças e por acreditar no potencial desta mídia para alcançar o nosso público-alvo. Aproveitamos a iniciativa para não apenas espalhar as informações, mas também beneficiar uma instituição voltada às pessoas com cardiopatias”, explica Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk.

A ação não ficará restrita aos aeroportos. Quem não estiver nos locais das ativações poderá compartilhar as mensagens por meio da landing page. E para incentivar a participação, o #UmSóCoração contará com Reels da jornalista Astrid Fontenelle, apresentadora do programa “Chegadas e Partidas”, além do squad de influenciadoresda campanha Saúde Não Se Pesa, formado por Daiane dos Santos (@daiane_gs_), Matheus Granado (@matheusgranado), Esllin Granado (@esllingranado) e Fany Ramos (@fanyramos). 

Na sede da Novo Nordisk será disponibilizado um totem, idêntico ao utilizado nos aeroportos, para que os colaboradores também participem da iniciativa. A empresa também reforçará, por e-mail marketing, o papel do colaborador no compartilhamento de informações e conscientização de amigos e familiares sobre a relação entre as doenças.

#UmSóCoração

A iniciativa #UmSóCoração foi criada para o Dia Mundial do Coração do ano passado, a partir da união entre duas campanhas de conscientização da Novo Nordisk. O Saúde Não Se Pesa tem o objetivo de conscientizar sobre a obesidade como doença crônica para reduzir o tempo do diagnóstico ao início do tratamento com um profissional de saúde. Já o Quem vê Diabetes vê Coração, visa à informação sobre os riscos cardiovasculares associados ao diabetes tipo 2. 

Doenças cardiovasculares: causa número 1 de mortes no Brasil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de pessoas têm alguma doença no coração e 400 mil morrem por ano em decorrência destas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.1

No Brasil, a incidência do diabetes afeta 9% da população e, entre pessoas acima de 18 anos, mais de 22% têm obesidade.2,3  A obesidade é considerada um fator de risco importante para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. O acúmulo de gordura, especialmente quando localizado no abdômen, pode ocasionar a resistência à insulina e, consequentemente, elevar os níveis de açúcar no sangue, o que é um dos principais marcadores do diabetes tipo 2. Além disso, a obesidade está associada diretamente a doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos. 

O diabetes também amplia, de maneira significante, o risco de doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois os níveis elevados de glicose no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos, tornando o sistema cardiovascular mais vulnerável. Ademais, os níveis anormais de lipídios no sangue, incluindo altos níveis de triglicerídeos e baixos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), também são fatores de risco para doenças cardíacas e podem estar presentes concomitantemente com diabetes e obesidade.

“As doenças cardiovasculares também podem agravar o diabetes, uma vez que prejudicam o suprimento de sangue para os órgãos e afetam a produção e regulação de insulina, assim como a obesidade também é fator de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares. O fato de essas condições estarem intrinsicamente ligadas reforça a importância do acompanhamento profissional, independentemente, da enfermidade. Somente com um tratamento adequado e direcionado será possível minimizar ou reduzir o impacto dessas doenças na qualidade da vida dos pacientes”, explica a endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, Dra. Priscilla Mattar.

Nesse sentido, a especialista ressalta que cuidados básicos podem ser extremamente eficazes no controle dos fatores de risco, como, por exemplo, o monitoramento do peso, controle glicêmico e da pressão, estilo de vida saudável e acompanhamento médico regular.

Referências

  1. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível no link.
  2. Atlas da Federação Internacional de Diabetes 2021. Disponível em IDF Diabetes Atlas. Acessado em setembro de 2023.
  3. Abeso – Mapa da Obesidade. Disponível no link

Sobre Quem Vê Diabetes Vê Coração

Lançada em 2019, a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração é uma iniciativa da Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, que visa impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. O movimento conta com o apoio de sociedades médicas e de associações de pacientes com diabetes de todo o Brasil. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos associados entre o diabetes e doenças cardiovasculares. Para mais informações, acesse o site, o Facebook e o Instagram.

Sobre Saúde Não Se Pesa 

Desde 2016, Saúde Não Se Pesa é um movimento para conscientização sobre obesidade coordenado pela Novo Nordisk. Seu objetivo é dar luz à obesidade como doença crônica, trazendo o assunto para debate, com informações e dados que evidenciem as doenças associadas à obesidade e os benefícios que o seu controle pode oferecer para uma melhor saúde e maior qualidade de vida. Reúne conteúdos educativos e informativos sobre obesidade, calculadora de IMC e localização dos médicos mais próximos. Acesse o site, o Facebook e o Instagram

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *