Dia dos Voluntários Telefônica Vivo reuniu mais de 10 mil colaboradores

A Vivo, por meio da Fundação Telefônica Vivo, promoveu na última sexta-feira (06) o Dia dos Voluntários Telefônica Vivo (DVT), que mobilizou mais de 10 mil colaboradores em 34 cidades do Brasil. Os participantes se dividiram em 51 instituições no país em atividades como criação ou reforma de laboratórios, bazar social, além de palestras e workshops sobre carreira, empregabilidade, inclusão digital, saúde e bem-estar. No total, as ações impactaram cerca de 45 mil pessoas. Além dos colaboradores, os familiares também puderam participar da ação.
Em 2025, pelo segundo ano, a ação incluiu a coleta de resíduos eletrônicos. O Brasil está entre os maiores geradores de lixo eletrônico do mundo, conforme relatório The global E-waste Monitor 2024, da ONU, e, para ajudar o país a vencer este importante desafio ambiental da era digital, a Vivo vem ampliando suas ações de engajamento junto à sociedade. A empresa mobilizou jovens de 26 instituições que participam do DVT, sendo 24 escolas públicas, para recolher itens como celulares, cabos, fones, teclados e monitores. Desde abril, os resíduos estão sendo arrecadados por meio de uma gincana e, ao final do evento, a instituição que tiver o maior peso em de lixo eletrônico, será premiada com um passeio ao cinema, tanto para os jovens quanto os educadores envolvidos. “O engajamento com o programa de voluntariado multiplica ano após ano, em todos os níveis da empresa, reforçando a força da cultura colaborativa da Vivo e a nossa Paixão Púrpura. Soma-se a isso o nosso compromisso ambiental, que é potencializado nas atividades do voluntariado com a coleta do lixo eletrônico para dar o descarte correto aos itens”, explica Marina Daineze, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Vivo.
Esta edição contou com uma novidade: uma campanha de arrecadação de alimentos. Todos os voluntários inscritos no DVT, independente de suas atividades, foram convidados a levar um quilo de alimento não perecível para seu local de participação. Os itens arrecadados foram destinados para as próprias ONGs ou instituições parceiras.
O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica é administrado pela equipe da Fundação Telefónica global, com sede em Madri, e promove a ação social das pessoas ligadas ao Grupo Telefónica que desejam contribuir com parte de seu tempo, de suas habilidades e de seus recursos para beneficiar a comunidade. No Brasil, o principal diferencial é a estratégia de gestão do programa por meio do modelo de governança, que é formado por comitês de voluntariado, que participam de todo o processo: escolha das instituições que serão beneficiadas; definição e execução do projeto e engajamento dos demais colaboradores. Este ano, foram formados mais de 49 comitês de voluntariado, com quase 400 membros voluntários, que recebem todo o suporte da Fundação ao longo do ano.
“A atuação da Fundação Telefônica Vivo no apoio à educação pública, especialmente no desenvolvimento de competências digitais para alunos e professores, se dá de diferentes formas. O voluntariado é uma maneira de vivenciar a realidade das escolas públicas em diferentes regiões do país, contribuir para a melhoria da infraestrutura e dialogar com os jovens, por exemplo”, destacou Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo. “O trabalho dos Comitês de Voluntariado, aliado ao empenho dos educadores e gestores, é essencial para mobilizar os jovens em causas como essa, que os tornam verdadeiros agentes de transformação em suas comunidades”, concluiu.
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