30 de abril de 2018

Debate sobre novas diretrizes da comunicação corporativa lançou revista UNO da Llorente&Cuenca

Como parte da série de eventos e ações comemorativas dos seus 10 anos de atuação no Brasil, a S/A LLORENTE & CUENCA realizou o debate “Novos Desafios da Comunicação Corporativa”, que também marcou o lançamento da 30ª edição da Revista UNO. A publicação, do núcleo Desenvolvendo Ideias, é dirigida a clientes, profissionais do setor, jornalistas e formadores de opinião, e reúne textos de organizações convidadas da Espanha, Portugal e América Latina que, junto a Sócios e Diretores da empresa, analisam temas relacionados ao mundo da comunicação.

Com a participação de Paulo Nassar, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Latam Airlines Brasil, Patrícia Gil, professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Alexandre Scaglia, diretor de Comunicação da CA Technologies, e do diretor geral da S/A LL&C, Cleber Martins, que atuou como moderador do debate, o encontro foi um sucesso.

 

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Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje, deu início ao debate, comentando que a publicação da Revista UNO em português era um reconhecimento do desenvolvimento da Comunicação em Organizações no Brasil. “Em uma nova sociedade, é necessário começar a pensar no presente como imperativo e no poder das imagens sobre a Reputação”, concluiu.  Na sequência foi ponderado por Gislaine Rossetti “que a comunicação tem um grande desafio nos processos atuais, muitas vezes o escopo de atenção do advisor tem que estar na Cultura da empresa e seus executivos. As empresas cada vez mais precisam olhar para dentro, identificar e debater fraquezas, porque hoje não é mais possível esconder informações.”

Na sessão de perguntas e respostas houve com grande interação do público – especialmente sobre a reputação relacionado as mídias sociais e fake News. Com a presença de associados da Aberje, clientes da S/A LL&C e profissionais e consultores, que participaram da discussão sobre os desafios da comunicação diante da transformação digital, o debate durou cerca de 1h30 minutos. Aproximadamente 70 pessoas acompanharam a mesa, no auditório da Aberje, com perguntas e comentários aos palestrantes. Estiveram presentes representantes de empresas como Bayer, EDP, Eletropaulo, Sky, Brain Brasil, Novartis, Cargill, Ericsson, Intercement, PayPal, Samsung, CTG Brasil, Natura, entre outras companhias.

 

REVISTA UNO #30: O número 30 tem como tema a (R)evolução do cliente e está inserida num contexto de superabundância e hipertransparência informativa. Há tanto excesso informativo que hierarquizar a transcendência da informação nem sempre é fácil. A opinião e a capacidade de ser influenciado por um fato passaram a ser algo volátil, se o que se busca são processos muito mais arbitrários e emocionais.

Os articulistas apontam que, nas redes, há certa tendência a seguir quem compartilha opiniões ou representações, em um processo de banalização e polarização que vai aparando as arestas e nuances do diálogo social. Fala-se muito da mistificação ou pós-verdade, essa propensão de acreditar naqueles que têm a mesma opinião que nós, inclusive quando os fatos comprovam o contrário. Além disso, agora começa a se estender um tipo de pós-verdade de segundo grau, quando até os fatos reais e suas consequências chegam a ser considerados um mero artifício ou uma farsa.

 

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Ativistas sociais, clientes, consumidores, imprensa, empresas, governos e reguladores estão muito mais interconectados entre si, e estão mais interdependentes do que nunca. Há uma extraordinária oportunidade de colaboração e diálogo entre todos, capaz de amplificar e enriquecer a participação, o debate, o diálogo e a governança compartilhada. Essa é a desejável (R)evolução do cliente que serve como lema nesta edição.

Entre os textos, estão “A gestão dos clientes, valor agregado”, do Jornalista, ex-diretor de ABC e El Correo, José Antonio Zarzalejos; “Conectar-se com o cliente é investir em um sócio estratégico”, do Presidente da CEMEX Colômbia, Ricardo Naya; “Clientecentrismo, o núcleo da digitalização”, da Vice-presidente de Estratégia e Transformação Digital da Telefónica, Eugenia Ramírez; “Menos PowerPoint e mais ponto cruz”, do Diretor de marketing da Uniqlo Espanha, Alberto Martín; “Ouvir o cliente: o primeiro passo para a confiança mútua”, do Diretor de Marketing da Liberty Seguros Portugal, Rodrigo Esteves; e “O consumidor está em todos os lugares”, do Diretor de marca da ABInBev Colômbia, Miguel Merino; entre outros. A introdução é de José Antonio Llorente, Sócio-Fundador e Presidente da LLORENTE & CUENCA.

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