02 de outubro de 2018

Crianças participam de treinamento para emergência em escola de Cubatão

Cerca de 150 crianças participam na última semana de setembro do 2º Simulado Mirim na UME São Paulo, em Cubatão. O projeto é uma parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) da Unipar Carbocloro, empresa química associada à Aberje. Durante o exercício, os alunos aprendem procedimentos de emergência, como uma possível evacuação da escola em caso de sinistros.

Na prática, o treinamento tem início com um sinal sonoro indicando a necessidade de evacuar a área. Os funcionários da escola vestem, então, coletes de identificação, enquanto as crianças recebem crachás. A partir da sinalização da diretoria da escola, todos se dirigem em segurança para a Praça General Euclides de Oliveira Figueiredo, que fica a cerca de 200 metros do local. Cada turma é acompanhada por dois membros da equipe escolar e identificada por uma cor para facilitar o controle.

“O aprendizado que as crianças têm durante o simulado agrega muito para a vida delas, pois aprendem a manter a calma e aprendem a ter disciplina em situações e risco. É um treinamento que nunca esperamos precisar por em prática, mas, uma vez necessário, temos a segurança de que todos estão preparados para enfrentar os riscos”, diz Teodoro Pavão, gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Unipar.

O Simulado Mirim ocorre desde 2017 na UME São Paulo, que atende cerca de 300 crianças de 4 a 6 anos de idade. O mesmo projeto começou na UME Rio Grande do Sul, onde é posto em prática desde 2014.

Até o momento, cerca de mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários das instituições de ensino participantes, já passaram pelo treinamento. A ação conta com o apoio de representantes da Defesa Civil, do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Polo de Cubatão, da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e do Corpo de Bombeiros.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *