Coronavírus: startup de comunicação libera free trial para empresas
Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, diversas empresas passaram a implementar o home office sem data de retorno e foram pegas desprevenidas sem um plano de comunicação ou um preparo para realizar as tarefas remotamente. A necessidade de gerar comunicados para os colaboradores aumentou ainda mais com o surgimento da pandemia, tornando-se necessário comunicar com agilidade, em um diálogo da empresa diretamente com os colaboradores, segmentando comunicados para cada equipe e localidade de acordo com o avanço do coronavírus, com velocidade, frequência e assertividade.
O app Dialog, disponível em versão web e para download em iOS e Android, pode ser uma das saídas para esses impasses. É inspirado nas funcionalidades de uma rede social, mas com foco no ambiente de trabalho para a melhoria da comunicação e engajamento dentro das empresas. E está com agora com uma ação de 50% de desconto para empresas de menor porte, buscando que elas também possam sentir-se amparadas e integradas nesse momento turbulento. Em seu site – https://www.dialog.ci/ – são disponibilizadas informações para fazer uso da ferramenta e todos os pré-requisitos para isso. “Muitas empresas estão implementando o home office de última hora e não tem estrutura para esse processo. Ao disponibilizar a ferramenta, desejamos aproximar empresas e colaboradores e garantir uma comunicação fluída”, explica André Franco, CEO do Dialog – empresa associada da Aberje através do Grupo InPress.
Além de atender aos desafios de comunicação interna, o Dialog também vai facilitar os processos relacionados com o setor de Recursos Humanos. “O superapp é uma espécie de marketplace de RH, agregando sistemas externos como folha de pagamento, ponto digital e onboarding de colaboradores. O app também permite fazer quizzes, pesquisas de opinião e posts segmentados e personalizados de acordo com a equipe, horário, setor e hierarquia. Por meio de um dashboard, cada empresa conseguirá monitorar o alcance e absorção dos comunicados, e por ser um canal participativo, poderá tirar as dúvidas e engajar os colaboradores nesse período “, revela André.
HISTÓRICO – A ideia de um app de comunicação interna surgiu pela necessidade de uma das maiores corporações. “Em 2016, o time da PepsiCo estava dividido em três escritórios e todos iriam se mudar para o mesmo prédio. Entraram em contato comigo pedindo ajuda para promover entre os colaboradores o desejo pela mudança e o senso de pertencimento. Ferramentas como e-mail, intranet, memorandos, nada era envolvente, e a resposta estava em nossos bolsos, afinal, o que até mesmo o CEO tem em comum com a faxineira? Um smartphone. A partir disso, implementamos a rede social interna da PepsiCo. A ferramenta é um app democrático, leve e agradável para os empregados interagirem, em especial, no primeiro momento, sobre a mudança”, conta Franco.
Para André, os usuários se cadastraram para saber mais sobre a mudança e começaram a explorar a timeline interativa e, assim, não só os gestores de comunicação mantinham a conversa fluindo com postagens frequentes, mas todos interagiram e passaram a conhecer melhor uns aos outros, independente de escritório, departamento ou hierarquia. “Por meio dessa experiência e de um dashboard equipado com inteligência artificial, os gestores eram capazes de monitorar toda a atividade no app. Em dois dias mais de 50% dos funcionários estavam usando o Dialog. Na hora da mudança, já haviam surgido novos laços de amizades e a ferramenta se tornou perene dentre os canais de comunicação da PepsiCo”, conta.
Após a boa aceitação com a PepsiCo, o Dialog também fechou contrato com outras organizações, como Carrefour, BRF, SBT, Livelo, Klabin Via Varejo e Comitê Olímpico Brasileiro, entre outras grandes empresas. André acredita que um dos fatores do sucesso da ferramenta foi devido ao Dialog ter sido desenvolvido a seis mãos, com o cliente, PepsiCo e a Agência de Comunicação, Grupo In Press. Além disso, outro ponto que ajudou no desenvolvimento da solução é o fato de ser concebido e desenvolvido a partir do elemento comum dos tempos modernos – o dispositivo móvel.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura