Coral da PUCRS abre inscrições para audições
Estão abertas até o dia 04 de março as inscrições para o processo seletivo do tradicional Coral da PUCRS e seu Coro de Câmara. A participação nos dois grupos é voluntária e gratuita. As audições ocorrem no 2º andar do Salão de Atos da PUCRS (prédio 4), no campus, entre os dias 22 de fevereiro e 6 de março, em horário a ser escolhido no ato da inscrição.
As vagas para participar do Coral e Coro de Câmara da PUCRS são abertas a pessoas internas e externas à universidade, desde que sejam maiores de 18 anos, residentes em Porto Alegre ou Região Metropolitana e preencham os pré-requisitos especificados em cada um.
A audição para o Coral da PUCRS consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos sobre a experiência vocal de cada candidato, com realização de exercícios vocais para verificação de extensão e tessitura vocal, assim como afinação, ritmo, volume, timbre e musicalidade. Os pré-requisitos são: ter experiência de dois anos ou mais em coral ou solo e ter disponibilidade para ensaios nas quintas-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações. As inscrições podem ser feitas neste link.
Atualmente regido pelo maestro Marcio Buzatto, o Coral da PUCRS é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Nos seus 68 anos de história, o grupo teve participações marcantes em shows, musicais, óperas, oratórios e concertos sinfônicos, com destaque para o show dos Rolling Stones em 2016. Possui como base a música de concerto e um repertório diversificado em estilos, línguas e períodos da história.
Já o Coro de Câmara da PUCRS, que também será regido pelo maestro do Coral da PUCRS, é um grupo novo e pequeno, voltado para a prática do solfejo e da leitura musical em coro. Quem fizer parte deste grupo participará automaticamente do Coral da PUCRS como parte do trabalho. Além da leitura musical, será realizado repertório com foco na música erudita ocidental.
A audição consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos. Cada candidato precisa trazer seu diapasão pessoal (diapasão de garfo em lá) para pegar o tom sozinho e fazer a leitura à primeira vista de 3 solfejos simples, cada um com 4 compassos. Também serão propostos exercícios vocais para verificar extensão e tessitura vocal, assim como musicalidade. Os pré-requisitos são: ter experiência com solfejo e leitura musical à primeira vista e ter disponibilidade para ensaios nas terças-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações. A inscrição pode ser feita aqui.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
- Jorge Duarte, professor da Escola Aberje, vence Prêmio Jabuti Acadêmico e participa da Bienal do Livro em São Paulo
- Cristiana Xavier de Brito passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Mônica Alvarez é a nova diretora do Capítulo Aberje Amazônia
- Presidentes da ENGIE Brasil e da Academia Brasileira de Letras se encontram em reunião acompanhada pela Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemão