COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

Em artigo para o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, lideranças da Aberje defendem que a COP30 será uma oportunidade histórica para o Brasil, para a Amazônia e para reposicionar a comunicação como parte da estratégia para a governança climática global.
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, e Hamilton dos Santos, diretor-executivo da entidade, argumentam que comunicar não é apenas informar, mas mobilizar, fiscalizar, engajar e construir pontes entre ciência, sociedade e futuro.
O artigo destaca ainda o papel decisivo da comunicação na proteção do debate público, no combate à desinformação e na valorização dos saberes locais da Amazônia, evitando narrativas colonizadoras ou superficiais. Para os autores, a COP30 pode inaugurar uma nova cultura comunicacional, marcada pelo compromisso ético, pluralidade de vozes e responsabilidade histórica.
O artigo completo está disponível neste link.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































