Content as a Service: Tecnologia e conteúdo ditam a relação com consumidores

Em white paper sobre Content as a Service a agência de notícias AFP entrevista executivos de diferentes setores para falar sobre o papel do conteúdo na relação com seus consumidores.

Empresas e instituições de diferentes setores, como transporte, gastronomia, educação ou mesmo segurança se apoiam no mix de conteúdo e tecnologia para entregar um serviço personalizado a seus clientes. Neste mercado que inclui não só desenvolvedores, mas toda uma cadeia de produção, desde estrategistas de marketing a provedores de softwares, quem se beneficia são os consumidores, que passam a receber informações mais precisas, de acordo com suas preferências e experiências.
Para entender essa nova maneira de se comunicar, e trazer exemplos concretos já consagrados por algumas marcas, a agência de notícias AFP conversou com executivos das empresas Dentsu, Eurostar, LingoChamp, Thermomix, Seenspire, African Union e Flixbus. “Este novo conceito de Conteúdo como Serviço (Content as a Service — CaaS) continua a se expandir por uma ampla gama de setores, desde operadores de varejo à edtechs e o mundo dos dispositivos conectados, onde cada player está buscando o conteúdo certo para o seu mercado e o seu público”, explica Patrice Monti, diretor global de marketing e vendas da AFP.
“Como qualquer fornecedor e parceiro, produtores de conteúdo informativo ou de entretenimento evoluem com esses novos mercados e devem pensar em como encontrar um equilíbrio entre o respeito pela integridade do trabalho editorial e a capacidade de alcançar novos públicos. À medida que o conteúdo como serviço se torna uma realidade em todas as indústrias, é preciso fortalecer o diálogo entre as marcas e os produtores de conteúdo para permitir a construção de uma relação de confiança que, em última instância, irá beneficiar o cliente, o consumidor e o público em geral”, completa Monti.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































