PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de dezembro de 2024

Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros

Última reunião do ano enfatizou compartilhamento de práticas e destacou iniciativas estratégicas para 2025
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O Conselho Regional para a América Latina da Global Alliance realizou sua última reunião de 2024 no dia 28 de novembro, com uma dinâmica voltada ao intercâmbio de experiências entre os integrantes. A Global Alliance for Public Relations and Communication Management é a confederação global das principais associações de comunicação e a Aberje integra o seu board.

O encontro, conduzido por Hamilton dos Santos, diretor executivo da Aberje e representante do Brasil na entidade, reforçou a importância estratégica dos conselhos regionais no contexto global, especialmente diante dos desafios geopolíticos que afetam as práticas de comunicação e relações públicas.  

A reunião foi aberta com um balanço do World PR Forum 2024, ocorrido em novembro, em Bali, Indonésia, que reuniu 1.432 profissionais de comunicação sob o tema “Influência com Propósito para o Bem Comum”. Hamilton destacou o avanço da proposta de Comunicação Responsável como 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tema que permanecerá prioritário em 2025, com debates já agendados com instituições como a Comissão Europeia, Mercosul e Banco Mundial. Ele também relembrou o marco dos 25 anos da Global Alliance, a ser celebrado no próximo ano, como um momento para fortalecer a atuação da aliança no cenário internacional.  

Dinâmica de troca entre membros

A principal atividade da reunião foi estruturada em apresentações individuais de 15 minutos por parte de três membros do conselho: Carolina Prado, diretora de Comunicação da Intel para América Latina; Diego Campal, presidente do Conselho de Relações Públicas da Argentina; e Thyago Mathias, vice-presidente de Advocacy e Assuntos Públicos da SEC Newgate Group (Brasil). Eles foram convidados a refletir sobre suas trajetórias profissionais, os desafios da comunicação organizacional em seus contextos locais, incluindo a Comunicação Interna e com empregados, e a evolução das relações entre comunicação corporativa e imprensa, incluindo o impacto dos influenciadores digitais.

Carolina Prado enfatizou a crescente demanda por estratégias eficazes de comunicação interna, especialmente em tempos de transformação organizacional. Segundo ela, compreender as nuances culturais de cada país é fundamental para engajar os empregados e alinhar os objetivos institucionais.

Diego Campal, por sua vez, destacou as diferenças no relacionamento com a imprensa entre países da América Latina, onde as dinâmicas políticas e econômicas influenciam diretamente as práticas de comunicação. Ele apontou o papel dos influenciadores digitais como agentes de transformação no setor.

Por fim, Thyago Mathias abordou como o Brasil, com sua diversidade cultural e econômica, molda abordagens únicas para relações públicas e comunicação corporativa. Ele também ressaltou o impacto das plataformas digitais na construção de narrativas empresariais mais inclusivas.

A troca de experiências foi apontada como uma estratégia essencial para fortalecer a colaboração entre os membros e explorar soluções para desafios comuns. Uma nova rodada de intervenções será realizada em fevereiro de 2025, ampliando o escopo da iniciativa.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.