Comitê de Comunicação e Estratégia em ESG elege vice-coordenadora e temas prioritários
Tatiana Maia Lins, sócia-diretora da consultoria de reputação Makemake, é a vice-coordenadora eleita e irá gerir o grupo ao lado da coordenadora Natalia Tamura
Tatiana Maia Lins, sócia-diretora da consultoria de reputação Makemake, é a vice-coordenadora eleita pelos membros titulares e suplentes do Comitê Aberje de Comunicação e Estratégia em ESG – e agora vai gerir o grupo ao lado da coordenadora Natalia Tamura. A votação aconteceu a partir da primeira reunião oficial, realizada em 24 de março de forma remota. Também foram priorizados os cinco primeiros subtemas.
Fundadora da Makemake e editora da Revista da Reputação, Tatiana desenvolveu metodologias para Análise de Gaps de Reputação e criou a Jornada do Ativismo Corporativo em 4Is. Sua experiência inclui o atendimento final a clientes como Vale, Museu do Amanhã e CEBDS, com a edição da edição 2020 do Guia CEBDS de Comunicação e Sustentabilidade. É colunista do portal da Aberje desde 2012 e professora da Escola Aberje desde 2021. Atua também como professora da disciplina de Relações com o mercado e com investidores do Master em Comunicação Organizacional Transmídia pela ESPM/SP.
Temas
Foram discutidos e votados os cinco primeiros temas que serão foco dos encontros. São eles:
- Impacto da comunicação de ESG na reputação – ponderando, a partir das frentes de vigilância e pressão social, sobre o fortalecimento da reputação pela adoção de práticas ESG e sobre melhores escolhas narrativas para a comunicação;
- Engajamento de stakeholders e governança para sustentabilidade – levando públicos prioritários a entender e valorizar processos e áreas ligados a equidade, transparência, responsabilidade social, integridade e prestação de contas;
- Comunicação eficiente para engajar tomadores de decisão (acionistas, conselhos, órgãos reguladores) no valor da ESG – reavaliando os formatos narrativos e seus canais e linguagem em torno de clareza, assertividade e credibilidade;
- Gestão de crises de assuntos relacionados a ESG – revisando a gestão de riscos e ações de resposta a crises a partir da alta repercussão de questões ligadas a critérios ESG, com novo olhar sobre processos e controles e como comunicá-los;
- Análise comparativa das metodologias de cálculo de ESG e da relação com Comunicação – mapeando as ofertas e buscando diferenciar seus processos de identificação do grau de aderência aos critérios ESG e sua confiabilidade.
Os insights gerados nos comitês da Aberje são compartilhados com outros associados e com interessados em geral pelos canais da entidade, e são arquivados no link www.aberje.com.br/comites – onde também estão armazenados os resumos dos comitês de 2020.
O grupo tem encontros online mensais de 1h30min de duração cada para troca de ideias e convive em canal fechado no ambiente WhatsApp. Todos os membros são fixos até dezembro, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas, e não é possível o ingresso de novos integrantes em 2021.
Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br. A atividade é organizada pela área de Desenvolvimento Associativo, por Rodrigo Cogo e Thalita Dominato.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa