Comitê Aberje de Comunicação e Relacionamento com Mídias e Influenciadores apresenta seus membros
Primeiro encontro do ano está marcado para o dia 10 de março através do Zoom
A promoção da visibilidade midiática e seu papel relevante na construção de identidade e reputação de organizações, marcas e pessoas têm tomado parte do cotidiano da Comunicação Corporativa há muito tempo. É preciso discutir o panorama de descentralização das fontes de conteúdo e a expansão da credibilidade, não ficando mais restrito ao veiculado pela imprensa com profissionais responsáveis em seus canais originais (televisão, rádio, jornal, revista).
É a partir desta perspectiva que o Comitê de Comunicação e Relacionamento com Mídias e Influenciadores foi instituído na Aberje para a temporada 2021, também a partir de votação de interesses da base associada. As inscrições para o processo seletivo foram recebidas até 18 de fevereiro e o primeiro encontro está marcado para 10 de março, através da plataforma Zoom. A coordenação será feita por Luiz Chinan, sócio-diretor da Retohc, fundador da iniciativa Berkeley Institute no Brasil e professor dos MBAs da Universidade Federal da Bahia, da Aberje/ESEG e da Sustentare Escola de Negócios.
A proposta é analisar a recriação de instrumentos como releases, press-kits, sugestão de pautas, coletivas e porta-vozes e a inclusão de gestão de redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, TikTok, Pinterest e Youtube, e suas variadas funcionalidades) – e quanto isto impacta na forma de medição de performance.
Este Comitê pretende debater este espectro de desafios, incluindo os impactos da LGDP nos cadastros e relacionamentos e os novos formadores de opinião e os influenciadores – produtores de conteúdo de temas da atualidade com estilo pessoal e intimista, com alto ou ultra-segmentado alcance a partir de conversas com comprovado efeito de conexão e confiança. Serão analisadas melhores práticas para critérios (número de seguidores, tom de voz, causas e valores, grau de relevância), engajamento, alcance e alinhamento com a narrativa de marcas.
O grupo terá encontros mensais de 1h30min de duração para troca de ideias em pauta pré-determinada e convive em canal fechado no ambiente WhatsApp. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2021, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas.
Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br . A atividade está sendo organizada pela área de Desenvolvimento Associativo, através de Rodrigo Cogo e Thalita Dominato.
Fazem parte deste comitê:
- Bayer – Mariana Souza Maciel (Líder de Comunicação Digital) e Larissa Battistini (Gerente de Comunicação Corporativa);
- Brookfield – Leonardo Sá de Seixas Maia (Diretor de Comunicação e Branding) e Leandro Meireles Pinto (Coordenador de Comunicação e Branding);
- Intel – Carolina Gutierrez Prado (Head de Comunicação para Brasil & Canadá) e Felipe Curcio (Gerente de Comunicação para Argentina, Chile e Colômbia);
- XP Inc. – Matheus Lombardi (Sócio e Head de Reputação) e Leonardo Correa (Coordenador de Marketing);
- Unipar – Juliana Barbieri (Coordenadora de Comunicação Corporativa) e Mariana Geocze (Coordenadora de Comunicação Digital);
- Thales – Jacqueline Eiko Takemasa dos Santos (Diretor de Comunicação para América Latina) e Citlali Tellez (Coordenadora de Comunicação);
- Pfizer – Miriane Barbosa Lage (Coordenadora de Comunicação Digital) e Camila Damato (Gerente de Comunicação Externa);
- Câmara de Comercialização da Energia Elétrica/CCEE – Flavia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executiva de Relações Institucionais) e Thiago Moreno (Líder de Relações Institucionais);
- GM – Beatriz Matarazzo (Head de Comunicação Digital e Social Media) e Nelson Silveira (Diretor de Comunicação Corporativa para Mercosul);
- Unimed Rio – Rafael Ferreira de Oliveira (Gerente de Comunicação e Marketing) e Débora Nassif (Coordenadora de Comunicação e Marketing);
- United Health Group Brasil – Marcello Hardt Braga (Coordenador de Comunicação) e Andrea Sarti (Coordenadora de Comunicação);
- Toyota – Daniela Bittencourt Ferreira (Gerente de Comunicação Corporativa) e Rafael Borges (Coordenador de Comunicação Externa);
- Sodexo – Gabriela Boff (Diretora de Comunicação e Marca) e Camila Schutze (Coordenadora de Marca e Comunicação);
- Sanofi – Venicius Gonçalves (Gerente de Comunicação) e Carolina Scavazzini (Gerente de Comunicação do negócio Pasteur);
- Natura – Vanessa Branco Motta (Gerente de Comunicação Corporativa da Natura Brasil) e Laura Doubek (Coordenadora de Comunicação);
- VLI Logística – Leonardo Werner Cesar Silva (Especialista em Comunicação) e Luiz Henrique Barros Silva (Supervisor de Comunicação e Marketing)
- 99 – Pâmela Vaiano (Diretora Senior de Comunicação e Responsabilidade Social) e Pedro Henrique Oliveira (Gerente Senior de Comunicação);
- Vivest – Maria Teresa Carneiro Ferreira (Gerente Executiva de Marketing e Relacionamento) e Luiz Tazinazzo (Coordenador de Marketing e Comunicação);
- Klabin – Carime Kanbour (Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais) e Fernanda Zattar (Coordenadora de Comunicação Digital);
E também as empresas fornecedoras de Comunicação:
- Marqueterie – Bia Azevedo (Sócia-Diretora) e Débora Martins de Carvalho (Sócia-Diretora);
- Rede Comunicação de Resultado – Flávia Rios (CEO) e Mariana Matoso (Gerente de Comunicação Externa);
- Cortex Intelligence – Cláudio Luiz Bruno (Diretor de Inovação) e Leandro Jardim (Diretor de Marketing);
- ZYGON AdTech – Urbano Sampaio (Sócio e Chief Strategy Officer) e Cristiane Rebouças (Head de Estratégia);
- RPMA Comunicação – Adriane Ahlers (Diretora Executiva de Marketing e Novos Negócios) e Marcio Cavalieiri (Sócio e co-CEO);
- Fleishman – Alessandro Martineli (Diretor Geral) e Suzana Wester (Diretora do Núcleo de Social & Innovation).
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira