Conheça os integrantes do Comitê Comunicação, Integridade e Compliance; encontros já iniciaram
O Comitê Aberje de Comunicação, Integridade e Compliance já tem seus membros selecionados e começou os encontros – neste período de quarentena em função da pandemia do coronavírus, na modalidade à distância – neste dia 29 de abril de 2020.
As organizações e os comunicadores têm enfrentado desafios para atender às demandas de programas de conduta ética e compliance, que não estejam finalizados pela simples publicação de regras. Os resultados de comportamento envolvem questões além da informação aos funcionários, e que precisam ser compreendidas para um trabalho efetivo entre áreas transdisciplinares, tornando-se orgânicos no modo de ser de cada um. O comitê vai analisar o tema sob o prisma reputacional, refletindo sobre revoluções tecnológicas, pressões sociais e crescente exposição das organizações. Também contemplará discutir a área de Governança Corporativa e seus mecanismos de avaliação e gestão de riscos, criação de políticas, monitoramento e controle.
A partir de processo de inscrição e seleção realizados ainda em fevereiro deste ano, fazem parte deste comitê:
- Ajinomoto: Juliana Gomes Ribeiro (Gerente de Área Senior de Comunicação Integrada) e Aline Mariano (Supervisora de Comunicação Interna);
- Avon: Denis Paulo Bassetto (Gerente de Compliance) e Melissa Sandhof (Diretora de Compliance Latam);
- Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE: Flávia Fonseca de Albuquerque (Gerente Executivo de Relações Institucionais) e Claudia Muller (Analista de Relações Institucionais);
- Faculdade Cásper Líbero: Agatha Paraventi (Professora) e Victor Farias (Professor);
- Instituto Brasileiro de Árvores – IBA: Cindy Correa (Gerente de Comunicação) e Renata Maria da Silva (Analista Pleno de Comunicação);
- Neoenergia: Marcus de Barros Pinto (Superintendente de Comunicação Externa) e Amine Darzé (Gerente de Comunicação Externa);
- Sanofi: Luciana Miranda (Gerente de Comunicação Externa) e Venicius Gonçalves (Gerente de Comunicação Externa);
- Sulamérica: Thais Arruda (Superintendente de Comunicação Institucional) e Cristiane Martins (Consultora de Relacionamento com a Imprensa);
- Ultracargo: Joana Vicente Pereira (Coordenadora de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social) e Marianna Abdo Gonçalves (Especialista de Comunicação Externa e Sustentabilidade);
- Via Varejo: Vanessa Urbanejo Romero (Coordenadora de Sustentabilidade e Diversidade) e Caroline Colunna Lopes Moura (Coordenadora de Comunicação Corporativa);
- Yara Brasil Fertilizantes: Helga Vieira Aguiar (Coordenador de Comunicação Sr.) e Andressa Gonzalez (Analista de Comunicação e Responsabilidade Social).
As agências e consultorias também estão representadas:
- Edelman: Ricardo Gomes de Almeida (Gerente de Contas de Public Affairs) e Elaine Cotta (Diretora da Contas Corporativas);
- FTI Consulting: Adriana Prado (Diretora de Comunicação Estratégica) e Thyago Mathias (Diretor Sênior e líder de Comunicação Estratégica no Brasil);
- Jeffrey Group: Samy Mohamed Charanek (Gerente de Contas) e Anne Eliza Dias Machado (Gerente de Contas);
- Makemake: Tatiana Maia Lins (CEO) e Marcia Cavallieri (Consultora associada);
- Pessoa. Agência de Relações Públicas: Erika Pessoa (CEO & Founder) e Naiara Corrêa (Assessora de Relações Públicas).
O grupo terá encontros mensais para troca de ideias e convive em canal fechado no ambiente Whatsapp. Seguindo o regulamento, todos os membros serão fixos até o mês de dezembro de 2020, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas.
Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br . A atividade está sendo organizada pela área de Desenvolvimento Associativo da Aberje, com Rodrigo Cogo e Thalita Dominato.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa