Conheça os Comunicadores do Ano 2022; vote e participe do Prêmio Aberje!
Todo ano, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem.
Os nomes são definidos a partir dos seguintes critérios: melhores notas dadas pelo júri aos projetos da empresa inscritos no Prêmio; número de projetos vencedores regionalmente e nacionalmente; e abrangência de projetos vencedores em diferentes regiões do país. Após o levantamento dos nomes, a lista é analisada e validada pelas gerências e diretoria da Aberje, que também se baseiam em uma rigorosa pesquisa, realizada pelo Centro de Memória e Referência da associação, sobre a atuação profissional de cada comunicador durante o ano.
Os dez eleitos já estão laureados com o troféu. Agora eles concorrem à votação popular, que irá escolher, entre os dez, o Comunicador do Ano pela Audiência Aberje (vote abaixo). O nome do comunicador mais votado será revelado durante a cerimônia, que acontece no dia 29 de novembro, das 19h às 23h, na Casa Giardini em São Paulo.
A votação ficará aberta até o dia 28 de novembro às 00:00. A cerimônia de premiação irá revelar os vencedores nacionais de cada uma das 16 categorias que compõem o módulo competitivo do 48º Prêmio Aberje, são os melhores projetos de Comunicação Corporativa desenvolvidos no país durante o período de 2022. No mesmo dia também serão entregues os troféus das premiações especiais: Trajetórias do Ano, Educador do Ano, Mídias do Ano e Prêmios Especiais.
Atenção: o voto será computado assim que clicar na opção. Portanto, tome cuidado ao clicar no nome. Só é possível computar um voto por IP. Caso o IP do roteador de internet já tenha sido utilizado, outros dispositivos não poderão realizar o voto utilizando a mesma conexão. Neste caso, sugerimos acessar a enquete por outra rede de internet (por exemplo, usar a internet móvel do celular).
Perfil dos Comunicadores do Ano 2022
Ana Carla Lopes, Head de Comunicação e Reputação no Grupo Boticário
Jornalista por formação, Ana Carla Lopes atua como Head de Comunicação e Reputação do Grupo Boticário, um dos maiores conglomerados de beleza do mundo. Como profissional de comunicação há mais de 10 anos, tem a missão de alavancar e proteger marcas, impulsionando ideias inovadoras a fim de fortalecer a reputação de grandes companhias.
Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Marca e Desenvolvimento Sustentável na Klabin
Carime Kanbour é graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Sócio-Psicologia pela FESP-SP. Cursa Psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos e é diretora-fundadora da ONG Ciranda para o Amanhã. Atua em Comunicação Corporativa há 18 anos, com foco em posicionamento de marca, construção de cultura empresarial e desenvolvimento socioambiental em empresas de grande porte.
Daniele Salomão, Vice-Presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade no Grupo Energisa
Daniele Salomão é vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade do Grupo Energisa, a maior empresa privada de capital nacional do setor elétrico. Formada em Administração pela Universidade Federal do Ceará em 2001, e com especialização em finanças corporativas e MBA em gestão pela PUC-Rio, a executiva iniciou carreira no ramo de telecomunicações, na Oi. Ingressou na Energisa como gerente em 2007, com a missão de implantar a área de planejamento estratégico e gestão. Em 2013, assumiu a diretoria de Recursos Humanos, e em 2019 chegou ao C-level. Daniele é casada e tem dois filhos.
Juliana Calsa, Diretora de Comunicação na BRK Ambiental
Juliana Calsa é jornalista, tem especialização em comunicação com o mercado e MBA em Comunicação Corporativa. No início da carreira atuou como repórter no interior de São Paulo e migrou para a comunicação empresarial há cerca de 15 anos. É Diretora de Comunicação da BRK Ambiental, uma das principais empresas privadas de saneamento do Brasil e parte da turma de 2022 do Programa Columbia Women´s Leadership Network, promovido pela Universidade de Columbia para mulheres brasileiras.
Luís Gustavo Pracchia, Gerente de Marca e Relacionamento na ArcelorMittal
Publicitário de formação, com especialização pela ESPM e mais de 25 anos de experiência em comunicação e marketing. Vivência no exterior, tendo passado por agências de publicidade e grandes empresas como Petrobras e Duratex, além de multinacionais como Agip e TNT Express. Atualmente, está responsável pela Gerência de Branding e Relacionamento da ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil e líder no mercado global, reconhecido com a premiação Top Anamaco pelo programa “Mestre ArcelorMittal” e com o prêmio Marketing Best pela campanha “ArcelorMittal é Aço”.
Marco Greiffo, Head de Comunicação Corporativa na VOLVO
Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná, tem também MBA em Direção Estratégica pela Universidade Positivo. Há quase 25 anos na comunicação da Volvo, acumula larga experiência em áreas como comunicação interna, assessoria de imprensa, propaganda institucional, programas de responsabilidade social corporativa, gestão de projetos de comunicação, dentre outras. Atualmente é também membro da Comissão de Comunicação Estratégica da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que reúne as principais lideranças em comunicação das montadoras instaladas no Brasil.
Pedro Torres, Head Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional na Gerdau
Com ampla experiência na área de comunicação de empresas de grande porte, Torres Iniciou sua carreira em agências de comunicação, depois passou pela Sadia (atual BRF) e atuou nas áreas de comunicação e relações institucionais da Fibria Celulose e Suzano S/A. Na Fibria, Pedro liderou a implementação de importantes projetos de comunicação, como o Nossa Casa Tem Fibria, A Floresta Sob um Novo Prisma e Histórias de Valor Fibria, que foram premiados nacionalmente pelo Prêmio Aberje e foram finalistas do Prêmio Fundacom, iniciativa que promove a comunicação no mundo que fala português e espanhol. Graduado em jornalismo pela Universidade de Vila Velha, possui especialização em Gestão Sustentável pela Fundação Dom Cabral, em Relações Governamentais pelo Insper e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
Rafael Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing na Unimed-Rio
Rafael Oliveira é jornalista formado pela FACHA, mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM-Rio, com MBA em Comunicação Corporativa também pela ESPM-Rio e pós-graduado em Gestão de Saúde pela Universidade Gama Filho. Com 20 anos de experiência, o atual Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio é também professor de cursos de pós-graduação nas disciplinas de Comunicação, Marketing, Design e Inovação.
Raphaela Borba, Diretora de Comunicação, Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade na Neodent
Mentalidade empreendedora, olhar estratégico e gestão focada em pessoas definem sua atuação. Após mais de 10 anos na área de Marketing, iniciou na Comunicação Corporativa e de imediato se apaixonou pela área. Obstinada, dinâmica e com propósito de comunicar para transformar, nos últimos anos liderou a transformação da Comunicação Corporativa da Neodent, empresa do grupo suíço Straumann, líder mundial em soluções odontológicas. Nesse período, também esteve à frente da criação e consolidação da área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O resultado: reposicionamento da área para uma atuação integrada, consistente e estratégica. Reconhecida pelo estilo de liderança voltado ao desenvolvimento de equipes, atua também como mentora de carreira.
Com mais de 14 anos de experiência, suas formações incluem MBA em Comunicação Empresarial Transmídia pela ESPM/São Paulo, MBA em Marketing pela UFPR e formação em Sustentabilidade & Estratégia de Negócios pela IESE Business School. Atualmente atua também como Diretora de Comunicação na ADVB/PR.
Simone Warmbrand Tcherniakovsky, Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk
Formada em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA Executivo pela INSPER, Simone já trabalhou em grandes companhias multinacionais como Alexion, Baxter, Allergan e Aventis, ocupando cargos nas áreas de Relações Governamentais, Comunicação Corporativa e Marketing. Atualmente é Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira