Confira a programação dos cursos da Escola Aberje para o mês de Outubro
Liderança e engajamento, Comunicação para a sustentabilidade e Employer Branding são alguns dos temas de cursos livres e programas avançados oferecidos pela Escola Aberje de Comunicação neste mêsReferência em ensino de comunicação, a Escola Aberje de Comunicação promove uma série de cursos e programas nacionais e internacionais, que atendem a qualquer tipo de demanda, para profissionais em formação até altos executivos das áreas de comunicação ou não. Confira a programação de outubro:
Entender a comunicação empresarial como ferramenta de criação da imagem e manutenção da reputação da organização é um dos objetivos do curso livre Planejamento Estratégico para Comunicação Integrada, a ser ministrado pela jornalista Luciana Regattieri, pós-graduada em gestão de comunicação empresarial e MBA em gestão empresarial, com 23 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos.
O curso Employer Branding: Marca empregadora e sua interface com a comunicação interna apresentará aos alunos conceitos, dados e questões que envolvem todo o ciclo de gestão de marca empregadora, bem como de ferramentas para uma atuação mais estratégica junto a liderança no que tange a gestão da imagem da organização para atuais e potenciais colaboradores. Será ministrado por Lilian Gaino Dorighello, gerente de comunicação na Unilever, especialista em gestão da comunicação organizacional e relações públicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (GESTCORP) e pelo MBA Aberje/Eseg.
Pensado e desenhado para profissionais de Relações Institucionais e Governamentais, Comunicação Corporativa e Compliance, o curso Como Elaborar um Plano de Advocacy: 10 passos estratégicos, será ministrado por Carlos Parente, professor, há 20 anos, de Marketing e Comunicação Empresarial nos cursos de pós-graduação de faculdades em São Paulo (FGV e Escola Aberje de Comunicação).
No curso Como acelerar a transformação organizacional por meio do mapeamento das redes de influenciadores internos, os participantes serão capacitados a conduzir um primeiro mapeamento de redes de trabalho internas, contribuindo para fazer uso de tais recursos de maneira estratégica nas suas respectivas áreas de atuação. Os dois módulos com quatro encontros cada um serão ministrados pelo antropólogo organizacional e digital Ignacio Garcia Zoppi, por Javier Bundio, formado em Antropologia pela Universidade de Buenos Aires e doutorado em Sociologia pela mesma instituição e por Vinicius Buso, que atua em áreas de inteligência de mercado, criação e gestão de marcas, definição de posicionamento e proposta de valor.
O curso Comunicação para Sustentabilidade – a estratégia ESG como alicerce de reputação forte contribuirá com posicionamentos, melhores práticas de governança, processos estratégicos de comunicação, e com ferramentas e abordagens para implementar uma gestão de reputação e comunicação mais estratégica nas empresas. Karla de Melo, que ministrará o curso, é relações-públicas com especialização em Gestão para Sustentabilidade – Fundação Dom Cabral (MG), Gestão da Comunicação Corporativa, Transformação Digital e MBA em Gestão de Negócios e Marketing.
Um dos objetivos do curso Como apoiar a liderança para a prática de uma comunicação interna mais humanizada no ambiente digital e híbrido é conscientizar os participantes quanto à importância de uma abordagem da liderança mais humanizada e colaborativa no ambiente digital. Ministrado por Cynthia Provedel, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP.
Programas Avançados
Atualmente, a Escola Aberje tem em andamento quatro programas avançados – cursos de longa duração. São eles: Programa Avançado em Comunicação Interna; Programa Completo em Diversidade nas Organizações; Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital e Programa Avançado em Comunicação Pública. Para quem não tem possibilidade ou interesse em participar da grade completa dos programas avançados, as aulas também podem ser adquiridas separadamente.
A oitava aula do Programa Avançado em Comunicação Interna – Liderança e Engajamento terá como princípio o método de sala de aula invertida e terá como suporte slides com referências, vídeos e práticas para serem trabalhadas no encontro. O curso é ministrado por Viviane Mansi, mestre em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV) e formada em Relações Públicas (Cásper Líbero), atualmente diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe e presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Também já está confirmada a aula 9 do mesmo programa avançado, com o tema Humanização da Comunicação entre Líderes e Liderados direcionada a analistas, coordenadores e gestores das áreas de Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Externa, bem como profissionais de agências de publicidade e comunicação. Este curso será ministrado por Lilian Gaino Dorighello, especialista em gestão da comunicação organizacional e relações públicas. Já no fim do mês, tem início a aula 10, com o tema Narrativas da liderança em comunicação interna.
A aula 7 do Programa Completo em Diversidade nas Organizações – Pessoas com deficiência e as organizações também já foi confirmada. O curso, ministrado pelo psicólogo Djalma Scartezini, vai abordar a História Sociopolítica da Deficiência e suas práticas inclusivas. Scartezini é docente do MBA Executivo Estratégico e Econômico de Recursos Humanos da FGV e professor convidado da FDC – Fundação Dom Cabral, e da HSM University para programas In Company ligados à Cultura e Diversidade.
A aula 8 do mesmo programa trata sobre Gerações e as organizações, a ser ministrada pelo engenheiro de Software e CEO e fundador do MaturiJobs, Mórris Litvak, e irá abordar a longevidade e envelhecimento populacional, preconceito etário e os 50+ no mercado de trabalho e: as diferenças entre as gerações, diversidade etária, gestão da idade e os mitos sobre o assunto. Neste mês de outubro ainda tem o início da aula 9 do Programa Completo em Diversidade nas Organizações: Empreendedorismo e diversidade.
Já o módulo 4 do Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital tem como tema Distribuição: ativando mídia paga e irá tratar sobre as principais soluções para impactar e atrair a audiência relevante para as marcas com Julia Leão, head de Brand Experience na Squid, e Lucas Reis, CEO da Zygon AdTech e mentor do Founders Institute.
O Programa Avançado em Comunicação Pública chega ao fim com a décima aula, Seminários de Comunicação Pública, onde os alunos do curso irão apresentar seus cases.
Confira na agenda abaixo:
AGENDA OUTUBRO – ESCOLA ABERJE DE COMUNICAÇÃO
Liderança e Engajamento – Programa Avançado em Comunicação Interna Datas: 02 e 09 de outubro Horário: das 9h às 12h (carga horária total: 6h) Instrutora: Viviane Mansi Inscrição: aqui
Planejamento estratégico para Comunicação Integrada Datas: 05, 06, 07 e 08 de outubro Horário: das 17h às 19h (carga horária total: 8h) Instrutora: Luciana Regattieri Inscrição: aqui Pessoas com deficiência e as organizações – Programa Completo em Diversidade nas Organizações Datas: 05, 07, 14 e 19 de outubro Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 8h) Instrutor: Djalma Scartezini Inscrição: aqui Employer Branding: marca empregadora e sua interface com a Comunicação Interna Datas: 11, 13, 18 e 20 de outubro Horário: das 19h às 21h (carga horária total: 8h) Instrutora: Lilian Gaino Dorighello Inscrição: aqui Distribuição: ativando mídia paga – Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital Datas: 13, 18, 20, 25 e 27 de outubro e 03 e 08 de novembro Horário: das 19h às 21h30 (carga horária total – 17h30) Instrutores: Julia Leão, Lucas Reis Inscrição: aqui Como elaborar um Plano de Advocacy: 10 passos estratégicos Datas: 15 e 22 de outubro Horário: das 9h às 12h (carga horária total: 6h) Instrutor: Carlos Parente Inscrição: aqui Humanização da Comunicação entre Líderes e Liderados – Programa Avançado em Comunicação Interna Datas: 16 e 23 de outubro Horário: das 9h às 12h (carga horária total: 6) Instrutora: Lilian Gaino Dorighello Inscrição: aqui Seminários de Comunicação Pública – Programa Avançado em Comunicação Pública Datas: 16 e 23 de outubro Horário: das 14h às 18h (carga horária total: 8h) Coordenação: Jorge Duarte e Emiliana Pomarico Inscrição: aqui Como acelerar a transformação organizacional por meio do mapeamento das redes de influenciadores internos Datas: 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de outubro Horário: das 17h às 19h (carga horária total: 16h) Instrutores: Ignacio Garcia Zoppi, Javier Bundio e Vinicius Buso Inscrição: aqui Comunicação para Sustentabilidade – A estratégia ESG como alicerce de reputação forte Datas: 19, 20, 21 e 22 de outubro Horário: das 9h às 11h (carga horária total: 8h) Instrutora: Karla de Melo Inscrição: aqui Gerações e as organizações – Programa Completo em Diversidade nas Organizações Datas: 21 e 26 de outubro Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 4h) Instrutor: Mórris Litvak Inscrição: aqui Como apoiar a liderança para a prática de uma comunicação interna mais humanizada no ambiente digital e híbrido Datas: 26, 27, 28 e 29 Horário: das 9h às 11h (carga horária total: 8h) Instrutora: Cynthia Provedel Inscrição: aqui Empreendedorismo e diversidade – Programa Completo em Diversidade nas Organizações Datas: 28 de outubro e 4 de novembro Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 4h) Instrutor: a definir Inscrição: aqui Narrativas da liderança em comunicação interna – Programa Avançado em Comunicação Interna Data: 30 de outubro Horário: das 9h às 12h (carga horária total: 3h) Instrutor: a definir Inscrição: aqui
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa