Confira a programação dos cursos da Escola Aberje para o mês de Agosto
Futuro & Tendências em Comunicação Interna, Investimentos de Impacto e Gestão de Equipes em Comunicação Pública são alguns dos cursos oferecidos pela Escola Aberje de Comunicação neste mês
Referência em ensino de comunicação, a Escola Aberje de Comunicação promove uma série de cursos e programas nacionais e internacionais, que atendem a qualquer tipo de demanda, para profissionais em formação até altos executivos das áreas de comunicação ou não. São cursos livres e programas avançados de longa duração que podem ser adquiridos em módulos separados. Confira a programação de agosto:
O curso livre Cultura Data-Driven para Comunicação Corporativa: Mensuração, Indicadores, Pesquisa e Métricas, é direcionado a profissionais que atuam em Comunicação, nos níveis de analista, coordenação ou gerencial. A aula será ministrada pela especialista em Gestão para Sustentabilidade, Karla de Melo. Também voltado a profissionais da área de comunicação, o curso Língua Portuguesa: Como se Comunicar Corretamente, será ministrado pela especialista em conteúdo e comunicação, Beatriz de Cássia Mendes.
Outro curso livre oferecido pela Escola é Futuro & Tendências em Comunicação Interna e as Competências do Profissional de Comunicação Interna (Mapa Profissional). A aula será dada pela especialista em comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano, Cynthia Provedel.
Mais um curso livre em agosto é Como Mensurar Resultados de Comunicação e Marketing, que capacita os participantes a usarem resultados de iniciativas de comunicação e marketing como base para otimização de investimentos e tomadas de decisões conscientes. A aula será ministrada pela consultora em comunicação e marketing baseados em dados, Mila Paes Leme Marques.
Programas Avançados
A aula Inovação Social Corporativa e seu Processo de Implementação, do Programa Avançado em Comunicação para Sutentabilidade/ESG, será ministrada pelo professor Yurik Ostroski, pós-graduado em Marketing pela FAAP e em Administração de Empresas pela FGV EAESP. No curso, que possui carga horária total de 90 horas, serão trazidas abordagens e conceitos elementares sobre a temática, além de reflexões sobre ESG, exemplos práticos do mercado, tendências e técnicas de comunicação para a sustentabilidade.
Outra aula desse mesmo programa é a de Investimentos Responsáveis como Indutores de Iniciativas Sociais, Ambientais e de Governança, voltada a profissionais que trabalham com as questões de Sustentabilidade/ESG em suas organizações ou que almejam trabalhar ou se aprofundar na temática. Esse curso será ministrado por Fabio Alperowitch, formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Investimentos de Impacto é outro curso do Programa Avançado em Comunicação para Sutentabilidade/ESG. Será ministrado por uma das referências do campo de investimentos de impacto e venture capital, Gilberto Ribeiro. Já o curso Gestão de Impacto na Prática: Porque e Como Integrar a Gestão de Impacto no Dia a Dia da Empresa, também do Avançado em Sustentabilidade/ESG, será ministrado por Ricardo Scacchetti, mestre em economia ambiental.
O último curso de agosto confirmado do Avançado em Sustentabilidade/ESG é o de Criação de Valor Compartilhado, com carga horária total de 90 horas. A aula será ministrada por Fabio Risério, especialista em gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP e Inteligência de Mercado pela FIA/USP.
O curso Técnicas e Práticas de RIGOV faz parte do Programa Avançado em Relações Institucionais e Governamentais (RIGOV) – com carga horária total de 48 horas – e é destinado aos profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais e governamentais. Será ministrado por Andréa Gozetto, especialista em Relações Governamentais, lobby e advocacy e por Carlos Parente, professor de Marketing e Comunicação Empresarial há 20 anos. Outra aula deste mesmo programa é Palestras e Debates com Convidados Especiais. Entre os convidados estão: Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP; Cristiano Noronha, mestre em Ciência Política; Antonio Marcos Umbelino Lobo, especialista em relações institucionais e governamentais e Roberta Lippi, consultora internacional de comunicação estratégica.
Já a aula Gestão de Riscos e Crises em Comunicação: uma Agenda Permanente pertence ao Programa Avançado em Comunicação Pública – com carga horária total de 60 horas – e tem como objetivo valorizar e construir práticas de comunicação que atendam às necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Quem vai ministrar é o jornalista e especialista em Ciência Política, Armando Medeiros de Faria. Outro curso desse mesmo Avançado é o de Gestão de Equipes, Estruturas e Processos de Comunicação Pública. A aula será ministrada pela doutora em Linguística pela Unicamp, Vivian Rio Stella.
O curso Como Humanizar, Inovar e Potencializar a Comunicação Interna através do Digital, que faz parte do Programa Avançado em Comunicação Interna, também será ministrado pela doutora em Linguística pela Unicamp, Vivian Rio Stella e o curso Medo Organizacional & Humanização da Comunicação por meio da Liderança, do mesmo programa, será ministrado pela especialista em comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano, Cynthia Provedel.
AGENDA AGOSTO – ESCOLA ABERJE DE COMUNICAÇÃO
Inovação Social Corporativa e seu Processo de Implementação – Programa Avançado em Comunicação para Sutentabilidade/ESG
Datas: 1 e 3
Horário: das 19h30 às 21h30
Inscrições: aqui
Técnicas e Práticas de RIGOV – Programa Avançado em Relações Institucionais e Governamentais (RIGOV)
Datas: 3 e 5
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: aqui
Gestão de Riscos e Crises em Comunicação: uma Agenda Permanente – Programa Avançado em Comunicação Pública
Datas: 6 e 20
Horário: das 14h às 17h
Inscrições: aqui
Como Humanizar, Inovar e Potencializar a Comunicação Interna através do Digital – Programa Avançado em Comunicação Interna
Data: 6
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: aqui
Cultura Data-Driven para Comunicação Corporativa: Mensuração, Indicadores, Pesquisa e Métricas
Datas: 9, 10, 11 e 12
Horário: das 17h às 19h
Inscrições: aqui
Investimentos Responsáveis como Indutores de Iniciativas Sociais, Ambientais e de Governança – Programa Avançado em Comunicação para Sutentabilidade/ESG
Data: 10
Horário: das 19h30 às 21h30
Inscrições: aqui
Palestras e Debates com Convidados Especiais – Programa Avançado em Relações Institucionais e Governamentais (RIGOV)
Datas: 10 e 12
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: aqui
Investimentos de Impacto – Programa Avançado em Comunicação para Sutentabilidade/ESG
Datas: 15 e 17
Horário: das 19h30 às 21h30
Inscrições: aqui
Língua Portuguesa: Como se Comunicar Corretamente
Datas: 16, 17 e 18
Horário: das 9h às 11h
Inscrições: aqui
Medo Organizacional & Humanização da Comunicação por meio da Liderança – Programa Avançado em Comunicação Interna
Datas: 20 e 27
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: aqui
Gestão de Impacto na Prática: Porque e Como Integrar a Gestão de Impacto no Dia a Dia da Empresa – Programa Avançado em Comunicação para Sutentabilidade/ESG
Datas: 22 e 24
Horários: das 9h às 11h
Inscrições: aqui
Futuro & Tendências em Comunicação Interna e as Competências do Profissional de Comunicação Interna (Mapa Profissional)
Datas: 23, 24 e 25
Horário: das 9h às 11h
Inscrições: aqui
Gestão de Equipes, Estruturas e Processos de Comunicação Pública – Programa Avançado em Comunicação Pública
Datas: 27 de agosto e 03 de setembro
Horário: das 14h às 17h
Inscrições: aqui
Criação de Valor Compartilhado – Programa Avançado em Comunicação para Sutentabilidade/ESG
Datas: 29 e 31
Horários: das 19h30 às 21h30
Inscrições: aqui
Como Mensurar Resultados de Comunicação e Marketing
Datas: 29, 30, 31 de agosto e 1 de setembro
Horário: das 17h às 19h
Inscrições: aqui
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa