Confira a programação dos cursos da Escola Aberje para novembro e dezembro
29 de outubro de 2021
  • English

Publicidade, tendências e gestão de crises; Técnicas de oratória; ESG na prática e Comunicação Pública Digital são alguns dos cursos programados para o final de 2021Referência em ensino de comunicação, a Escola Aberje de Comunicação promove uma série de cursos e programas nacionais e internacionais, que atendem a qualquer tipo de demanda, para profissionais em formação até altos executivos das áreas de comunicação ou não. Confira a programação dos últimos meses do ano:

Exercitar a prática de colaboração e possibilidade de preparar ambientes seguros para que as pessoas possam colaborar é um dos benefícios oferecidos pelo curso Como Trabalhar Colaborativamente. O curso é ministrado por Juliana Maaz, Comunicóloga pela ECA-USP.

Olhando para os desafios que o home office trouxe para o ambiente de trabalho, como a Comunicação Interna e seus profissionais podem ser mais eficientes? Essas e outras reflexões serão analisadas no curso 10 pilares para potencializar a Comunicação Interna. Fábio Di Renzo, responsável pelo curso acumula 30 anos de experiência atuando na área Comunicação Interna/Externa/Endomarketing, Eventos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Apresentar e exercitar a perspectiva da comunicação no debate sobre proteção de dados, oferecendo aos participantes estratégias e ferramentas para mitigar os riscos reputacionais relacionados a incidentes de segurança de dados é um dos objetivos do curso LGPD: Proteção de dados e Reputação. O curso é ministrado por Adriana Padro, diretora no segmento de Comunicação Estratégica da consultoria internacional FTI Consulting.

O curso Técnicas de oratória: lançando luz a vozes femininas possibilita discutir a representatividade das mulheres dos grandes eventos, aplicar técnicas de oratória aliadas ao estilo individual e à cultura da instituição que representa. A aula será ministrada por Vivian Cristina Rio Stella, graduada e Doutora em Linguística pela Unicamp.

Os participantes do curso Gestão estratégica da reputação da marca: como construir confiança e prevenir riscos compreenderão o escopo envolvido na gestão da reputação, assim como estarão instrumentalizados para atuar nos processos envolvidos na criação – diagnóstico e planejamento; proteção – gestão de riscos e crises, mensuração e monitoramento. Quem ministra o curso é Rosângela Florczak, doutora e mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O curso ESG na prática: estratégia e impacto na Era da Economia Regenerativa permitirá aos participantes desenvolver um entendimento estratégico sobre o momento vivido pelas organizações em relação às demandas de stakeholders por engajamento na proposição de soluções para os desafios descritos na agenda dos ODS. Ministrado pelo jornalista Danilo Maeda, que tem mais de 10 anos de atuação nas áreas de estratégia, governança e gestão ESG.

Já o curso Employer Branding: Marca empregadora e sua interface com a comunicação interna apresenta conceitos importantes sobre cultura organizacional, marca empregadora (employer brand) e proposta de valor aos colaboradores. Ministrado por Lilian Gaino Dorighello, graduada em Letras, especialista em gestão da comunicação organizacional e relações publicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pelo MBA Aberje-Eseg.

Ao concluir o curso Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização, o participante será capaz de elaborar estratégias de comunicação utilizando ferramentais digitais, de maneira isolada ou integrada com outras ações de comunicação. Quem ministra é Érica Abe, jornalista com mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2018), onde também se tornou especialista em Desenvolvimento Sustentável (2008).

Programas Avançados

Atualmente, a Escola Aberje tem em andamento quatro programas avançados – cursos de longa duração. São eles: Programa Avançado em Comunicação Interna; Programa Completo em Diversidade nas Organizações e Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital. Para quem não tem possibilidade ou interesse em participar da grade completa dos programas avançados, as aulas também podem ser adquiridas separadamente.

Está confirmada a aula 11 do Programa Avançado em Comunicação Interna – Gestão de mudança, a ser ministrada pela comunicadora Vânia Bueno, professora dos cursos de graduação no Insper, em cursos de pós-graduação na Fundação Instituto de Administração – FIA/USP –, Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, entre outros.

As aulas 10, 11, 12 e 13 do Programa Completo em Diversidade nas Organizações já estão confirmadas. Durante a aula Publicidade, Tendências e Gestão de Crises será possível conhecer as principais tendências que estão mudando o século XXI, com o especialista em tendências Fábio Mariano Borges, sociólogo pela USP, publicitário pela ESPM. Já na aula Planejamento de diversidade e inclusão nas organizações, Adriana Ferreira, líder de Diversidade & Inclusão na IBM América Latina, aborda o diagnóstico em diversidade: métricas; o engajamento de stakeholders e o planejamento estratégico de impacto, entre outros aprendizados. Na aula 12 do programa, Diversidade na Comunicação, a consultora sênior na Mais Diversidade Amanda Aragão, analisa o papel do profissional de Comunicação em Programas de Diversidade e Inclusão, entre outros temas. A aula 13 Mostra de Cases, confirmada para dezembro, trará palestras e debates com profissionais especialistas na temática de Diversidade e Inclusão para a troca de experiências e discussões de cases reais. Quem ministra é Ricardo Sales, consultor de diversidade, pesquisador e conselheiro consultivo formado pela USP.

Os módulos 5 e 6 do Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital também já estão confirmados. O módulo 5 Métricas & Análise de Dados será ministrado pelos comunicadores Lucas Reis, CEO da Zygon AdTech e mentor do Founders Institute e por Marcel Ayres, doutor em Comunicação e Cultura Digital (UFBA)sp e especialista em Marketing (FGV). Já o sexto módulo Tendências em Comunicação Digital será ministrado por Margot Pavan, que responde atualmente pelo desenvolvimento de audiência e redes sociais no Valor Econômico.

Confira na agenda abaixo:

AGENDA NOVEMBRO/DEZEMBRO – ESCOLA ABERJE DE COMUNICAÇÃO

Como trabalhar colaborativamente
Datas: 03, 10, 17 e 24 de novembro
Horário: das 10h às 12h (carga horária total: 8h)
Instrutora: Juliana Maaz
Inscrição: aqui

10 pilares para potencializar a Comunicação Interna
Datas: 04, 09, 11 e 16 de novembro
Horário: das 9h às 11h (carga horária total: 8h)
Instrutor: Fábio Di Renzo
Inscrição: aqui

Gestão de mudança – Programa Avançado em Comunicação Interna
Datas: 06 e 13 de novembro
Horário: das 9h às 12h (carga horária total: 6h)
Instrutora: Vânia Bueno
Inscrição: aqui

Publicidade, tendências e gestão de crises – Programa Completo em Diversidade nas Organizações
Datas: 09 e 11 de novembro
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 4h)
Instrutor: Fábio Mariano Borges
Inscrição: aqui

LGPD: Proteção de dados e Reputação
Datas: 09 e 10 de novembro
Horário: das 17h às 19h30 (carga horária total: 5h)
Instrutora: Adriana Padro
Inscrição: aqui

Métricas & Análise de Dados – Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital
Datas: 10, 17, 22 e 24 de novembro
Horário: das 19h às 21h30 (carga horária total: 10h)
Instrutores: Lucas Rei e Marcel Ayres
Inscrição: aqui

Planejamento de diversidade e inclusão nas organizações – Programa Completo em Diversidade nas Organizações
Datas: 16, 18, 23 e 25 de novembro
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 8h)
Instrutora: Adriana Ferreira
Inscrição: aqui

Técnicas de oratória: lançando luz a vozes femininas
Datas: 18, 19, 25 e 26 de novembro
Horário: das 9h às 11h (carga horária total: 8h)
Instrutora: Vivian Cristina Rio Stella
Inscrição: aqui

Gestão estratégica da reputação da marca: como construir confiança e prevenir riscos
Datas: 18, 19, 25 e 26 de novembro
Horário: das 17h às 19h (carga horária total: 8h)
Instrutora: Rosângela Florczak
Inscrição: aqui

ESG na prática: estratégia e impacto na Era da Economia Regenerativa
Datas: 22, 23, 29 e 30 de novembro
Horário: das 17h às 19h (carga horária total: 8h)
Instrutor: Danilo Maeda
Inscrição: aqui

Employer Branding: Marca empregadora e sua interface com a comunicação interna
Datas: 24, 26 e 29 de novembro e 01 de dezembro
Horário: das 19h às 21h (carga horária total: 8h)
Instrutora: Lilian Gaino Dorighello
Inscrição: aqui

Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização
Datas: 27 de novembro e 04 de dezembro
Horário: das 14h às 17h (carga horária total: 6h)
Instrutora: Érica Abe
Inscrição: aqui

Tendências em Comunicação Digital – Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital
Datas: 29 de novembro e 01, 06 e 09 de dezembro
Horário: das 19h às 21h30 (carga horária total: 10h)
Instrutora: Margot Pavan
Inscrição: aqui

Diversidade na comunicação – Programa Completo em Diversidade nas Organizações
Datas: 30 de novembro e 02 e 07 de dezembro
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 6h)
Instrutora: Amanda Aragão
Inscrição: aqui

Mostra de Cases – Programa Completo em Diversidade nas Organizações
Data: 09 de dezembro
Horário: das 19h30 às 21h30 (carga horária total: 2h)
Instrutor: Ricardo Sales
Inscrição: aqui

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.