“Comunicadores devem fazer parte dos Conselhos de Administração”, afirma Paulo Nassar em evento sobre governança
Em meio a um ambiente social e de negócios atribulado, exige-se cada vez mais das empresas uma conduta transparente e ética. É nesse contexto que o interesse pelo tema da governança corporativa tem crescido.
No dia 8 de maio, aconteceu o Encontro de Conselheiros 2017, organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Neste ano, o evento chegou a sua 5ª edição. Os especialistas convidados debateram sobre competências, vieses comportamentais, seleção dos conselheiros, processos dos conselhos e sua composição, buscando o entendimento de como estes fatores podem contribuir para a efetividade dos conselhos de administração.
Paulo Nassar, professor livre-docente da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, participou da mesa “Desvendando a dinâmica do conselho”. Discutiu-se como a comunicação efetiva, uma dinâmica eficiente e a consciência dos vieses comportamentais podem agregar ao processo decisório de seu conselho. Em sua palestra, Nassar defendeu que os conselhos precisam procurar consenso nas metanarrativas da instituição, no tripé legalidade, legitimidade e competência. Para isso, concluiu que “os comunicadores deveriam fazer parte dos Conselhos de Administração. São eles que profissionalmente fazem a gestão do simbólico das organizações”.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025