PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
09 de junho de 2025

Comunicação se torna pilar estratégico na nova fase da Sabesp

Reformulação apoia-se em parceiros estratégicos, inteligência de dados e escuta ativa da população para orientar decisões
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Sabesp deu início a uma nova fase de sua comunicação institucional, que passa a ser um elemento central da estratégia de gestão e imagem da companhia. A mudança está alinhada ao compromisso de antecipar a universalização do saneamento em São Paulo até 2029.

A reformulação tem como base uma pesquisa coordenada pela Quaest Pesquisa e Consultoria, realizada em abril de 2025, com mais de 4 mil entrevistas em diferentes regiões do estado de São Paulo. O levantamento utilizou o modelo 3QM (3-Question Model), que avalia a marca sob as dimensões emocional, transacional e reputacional. Segundo o estudo, a dimensão emocional exerce maior peso na imagem da empresa (39%), com destaque para a confiança na Sabesp como o fator com maior impacto na percepção da marca. A contribuição da companhia para o desenvolvimento do estado também obteve a maior concordância entre os atributos avaliados.

Com base nesses dados, a Sabesp iniciou um processo de reposicionamento de sua identidade. O trabalho é conduzido pela consultoria N.ideias, em parceria com o grupo Dreamers (A_Lab, Convert e Dream Factory) e a Ásia Comunicação. As frentes incluem comunicação digital, experiência e institucional, com o objetivo de unificar o discurso e tornar mais acessível a linguagem utilizada, promovendo maior conexão com diferentes públicos.

A agência Danthi Comunicação Integrada é responsável pelas ações de Relações Públicas, com foco na agilidade e na transparência da comunicação, além da adaptação das mensagens a diferentes segmentos da população. Entre as iniciativas em curso, está a ampliação das vozes das comunidades por meio de influenciadores, como os da plataforma Digital Favela. A Quaest continua atuando como fornecedora de inteligência e insumos analíticos para a tomada de decisões estratégicas.

“A comunicação não é um acessório. Ela é um instrumento de gestão. Com mais de R$ 70 bilhões em investimentos planejados até 2029, a Sabesp quer deixar claro como cada real investido se traduz em saúde, desenvolvimento regional e proteção ambiental. Mas, para isso, a narrativa precisa alcançar quem está do outro lado”, explica Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp.

Segundo Samanta, o foco da nova abordagem é a construção de vínculos transparentes com a população. A diretora também destaca o papel prático da comunicação na estratégia de universalização dos serviços, como no incentivo à regularização de ligações, no apoio ao trabalho técnico e na prevenção de fraudes.

Entre as ações previstas está o lançamento de uma nova campanha institucional e de um portal atualizado ainda em 2025, que permitirá à população acompanhar o avanço das metas assumidas pela empresa. A iniciativa busca promover uma cultura de acompanhamento cidadão, com monitoramento contínuo das entregas e da aplicação dos recursos.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade