Comunicação se torna pilar estratégico na nova fase da Sabesp

A Sabesp deu início a uma nova fase de sua comunicação institucional, que passa a ser um elemento central da estratégia de gestão e imagem da companhia. A mudança está alinhada ao compromisso de antecipar a universalização do saneamento em São Paulo até 2029.
A reformulação tem como base uma pesquisa coordenada pela Quaest Pesquisa e Consultoria, realizada em abril de 2025, com mais de 4 mil entrevistas em diferentes regiões do estado de São Paulo. O levantamento utilizou o modelo 3QM (3-Question Model), que avalia a marca sob as dimensões emocional, transacional e reputacional. Segundo o estudo, a dimensão emocional exerce maior peso na imagem da empresa (39%), com destaque para a confiança na Sabesp como o fator com maior impacto na percepção da marca. A contribuição da companhia para o desenvolvimento do estado também obteve a maior concordância entre os atributos avaliados.
Com base nesses dados, a Sabesp iniciou um processo de reposicionamento de sua identidade. O trabalho é conduzido pela consultoria N.ideias, em parceria com o grupo Dreamers (A_Lab, Convert e Dream Factory) e a Ásia Comunicação. As frentes incluem comunicação digital, experiência e institucional, com o objetivo de unificar o discurso e tornar mais acessível a linguagem utilizada, promovendo maior conexão com diferentes públicos.
A agência Danthi Comunicação Integrada é responsável pelas ações de Relações Públicas, com foco na agilidade e na transparência da comunicação, além da adaptação das mensagens a diferentes segmentos da população. Entre as iniciativas em curso, está a ampliação das vozes das comunidades por meio de influenciadores, como os da plataforma Digital Favela. A Quaest continua atuando como fornecedora de inteligência e insumos analíticos para a tomada de decisões estratégicas.
“A comunicação não é um acessório. Ela é um instrumento de gestão. Com mais de R$ 70 bilhões em investimentos planejados até 2029, a Sabesp quer deixar claro como cada real investido se traduz em saúde, desenvolvimento regional e proteção ambiental. Mas, para isso, a narrativa precisa alcançar quem está do outro lado”, explica Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp.
Segundo Samanta, o foco da nova abordagem é a construção de vínculos transparentes com a população. A diretora também destaca o papel prático da comunicação na estratégia de universalização dos serviços, como no incentivo à regularização de ligações, no apoio ao trabalho técnico e na prevenção de fraudes.
Entre as ações previstas está o lançamento de uma nova campanha institucional e de um portal atualizado ainda em 2025, que permitirá à população acompanhar o avanço das metas assumidas pela empresa. A iniciativa busca promover uma cultura de acompanhamento cidadão, com monitoramento contínuo das entregas e da aplicação dos recursos.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma siglaHamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia