Comunicação Organizacional é discutida em obra que mescla acadêmicos e profissionais de mercado
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/32842/danielacidade-livro-470x300.jpg)
“(Des)caminhos na comunicação organizacional: ensaios e pesquisas do grupo de estudos em comunicação organizacional” é o mais recente lançamento do GECOR – o Grupo de Estudos em Comunicação Organizacional, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. A obra, fruto das reflexões e inquietações que emergem do cotidiano do grupo, foi lançada durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 14 de novembro. O livro reúne artigos escritos pelos membros do grupo de estudos, sozinhos ou em parceria, e tem como objetivo estimular o debate sobre as práticas organizacionais e sobre os processos comunicacionais e suas interfaces.
O Gecor reúne acadêmicos, pesquisadores e profissionais de mercado que estudam a Comunicação Organizacional, que desenvolvem e/ou desenvolveram suas pesquisas no PPGCOM/PUCRS. A partir de uma abordagem crítica, o que inspira os gecorianos é a possibilidade de promoverem reflexões e experimentações em suas pesquisas, de forma a contribuir para uma nova consciência sobre a Comunicação Organizacional, como potência geradora de possíveis mudanças nos ambientes organizacionais.
Para os organizadores, Fernando Lemos, Francielle Falavigna, Luciana Gomes e Renata Andreoni, membros do grupo, “os textos apresentados na obra pretendem estimular outros pesquisadores e profissionais de mercado a contribuírem com o desenvolvimento da área de Comunicação Organizacional”. Eles também destacam que “o livro materializa muitas reflexões e debates que emergem pela colaboração e pelo compartilhamento do conhecimento no Grupo de Estudos em Comunicação Organizacional (GECOR/PUCRS)”. Assim “cada capítulo faz um convite para que novas pesquisas e inquietações em Comunicação Organizacional e suas interfaces sejam (re)pensadas e tangibilizadas numa perspectiva coletiva, didática e sensível aos contextos sociais, culturais e econômicos”.
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2019/11/danielacidade-livro.jpg)
Daniela Cidade, Coordenadora da Assessoria de Comunicação e Marketing dos colégios e unidades sociais da Rede Marista e também uma das Diretoras do Capitulo Aberje Rio Grande do Sul, é uma das autoras e a imagem acima registra a sessão de autógrafos durante a Feira do Livro de Porto Alegre. No link editora.pucrs.br/livro/1324 é possível obter uma amostra gratuita e também adquirir a obra.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires