29 de janeiro de 2021

Comunicação e Marketing no Brasil é tema de webinar da Knewin

Especialistas falam sobre a construção de um novo cenário para a Comunicação no Brasil

Especialistas falam sobre a construção de um novo cenário para a Comunicação no Brasil

No dia 28 de janeiro, a Knewin – maior PRTech da América Latina – promoveu o webinar Comunicação e Marketing no Brasil – Construindo um novo cenário, promovido pela Knewin. O evento, que marca os dez anos de fundação da empresa, contou com a participação do diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP Paulo Nassar, da jornalista Silvia Bassi, publisher do portal The Shift; de Lucas Nazário, CEO da Knewin e de Fábio Rios, CMO da Knewin). Na ocasião, os especialistas abordaram o atual cenário de tecnologia e negócios, em que as empresas estão lidando com um volume cada vez maior de dados e informações que impactam diretamente no processo de tomada de decisões. 

Ao comentar sobre o novo cenário, em que a gestão de marca e de reputação tem se tornado tão valiosas para as empresas, Paulo Nassar frisou a importância do porte técnico, ético e estético que o comunicador líder deve ter para atuar com sua equipe. “É fundamebtal que o profissional de Comunicação saiba fazer gestão e tenha aporte intelectual para entender que esse cenário está cheio não só de oportunidades mas de riscos econômicos, tecnológicos, político, éticos, industriais e, ao falarmos de século 21, riscos industriais, de terrorismo e ainda sanitários, como a pandemia do coronavírus. Ou seja, não dá mais para olharmos as coisas de forma segmentada; cada vez mais os comunicadores devem trabalhar no conceito de olhar a sociedade por uma dimensão global, monitorando os dados em tempo real”.

Na visão Silvia Bassi, o que mudou com a tecnologia é que as empresas perderam o controle que elas tinham. “O grande desafio no ano passado e dessa última década tem sido entender que o poder passou para a mão do consumidor, que as mudanças vêm de qualquer lugar. A tecnologia trouxe às organizações uma coleção de instrumentos para que seja possível entender e estabelecer novas relações; essas informações passam pelas narrativas corporativas que, por sua vez, devem entregar de uma forma super transparente qual a sua proposta de valor”, disse.

Lucas Nazário observa que ainda hoje há uma desconexão muito grande do mercado de comunicação com tecnologia, se comparada a outras áreas. “ Proteger e empoderar uma marca hoje é muito mais desafiador do que a pouco tempo. O grande desafio para os próximos anos é fazer as projeções a partir de uma boa visão do que está acontecendo no presente trazendo informações do passado e ter ferramentas para o futuro. É o conhecimento do mercado somado à inovação que vão dar o tom das coisas no futuro”.

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