Companhias engajam colaboradores em compromissos sociais e ambientais
“A importância do engajamento social para dentro e fora das empresas” foi tema da segunda edição de 2023 do Lab de Comunicação para a Sustentabilidade da Aberje. O evento aconteceu na sede da associação no dia 19 de outubro e contou com a participação da gerente de Sustentabilidade da BASF América do Sul, Caroline Lima Santos; da head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto; da gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil Ligia Sato; e do sócio-fundador da CAUSE, Rodolfo Guttilla, como mediador do debate.
Criar química para um futuro sustentável
Gerar valor para a sociedade é um dos compromissos corporativos da Basf – indústria química que prevê ampliar o impacto positivo no mercado ao conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócios.
Na ocasião, Caroline Lima explicou que a estratégia de engajamento social da companhia está focada em três pontos: educação científica, empregabilidade/qualificação da força de trabalho e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. Dois pilares sustentam essa estratégia: valor compartilhado, visando contribuir para o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, para fomentar o desenvolvimento social das comunidades em que a companhia está presente.
Anualmente, como parte de sua estratégia de engajamento social, a companhia abre inscrições para o “Edital Conectar para Transformar”. Por meio do edital, a empresa seleciona e apoia, por meio de patrocínios, projetos de impacto social e ambiental que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atua.
Desde 2015, mais de 2,4 milhões pessoas já foram impactadas por diversas ações de engajamento social. “Nós entendemos que não conseguimos ser sustentáveis se não olharmos para toda a cadeia de valor”, ressaltou Caroline.
Energia que transforma realidades
Plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável por integrar os programas sociais nas áreas de esporte e cultura do grupo em uma única rede, o Instituto CPFL apoia projetos de transformação social e de atenção à saúde.
A partir do propósito ‘Energia que transforma realidades’, o instituto organiza todos os projetos de verba incentivada com o foco de transformar realidades nas cidades onde atua. “São mais de 700 cidades, mais de dez milhões de clientes; é um grande desafio cobrir todo esse território, sempre a partir do nosso fio condutor que é o plano de ESG da empresa”, destacou Daniela Ortolani Pagotto.
Desde 2020, o Instituto CPFL vem fortalecendo a frente social com investimentos nos programas CPFL Jovem Geração, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações atingindo cerca de 35 mil jovens por ano, e CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos.
Outro programas são: o CPFL Intercâmbio Brasil China, que também divulga a cultura chinesa, o Circuito CPFL, que leva entretenimento e conhecimento através do ‘cinema solar e o Café Filosófico CPFL, realizado em parceria com a TV Cultura e que já existe há mais de 20 anos e que conta com mais de 1 milhão de seguidores.
Além dessas frentes de trabalho externo, a entidade atua internamente através do Programa de Voluntariado Semear, criado com o objetivo de disseminar a cultura do voluntariado formando um movimento participativo para engajar colaboradores e parceiros em ações sociais. Atualmente, o programa conta com 21 equipes, 26 ONGs e 23 cidades. “Nós integramos os projetos aos colaboradores, com isso eles acabam se tornando embaixadores dos programas”, ressaltou.
A importância das parcerias
A estratégia de Sustentabilidade da LATAM Airlines também tem foco no valor compartilhado. Ligia Sato contou que a estratégia foi lançada em plena pandemia, em 2021, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Queremos reforçar o papel de sermos, cada vez mais, um ativo nas localidades da América do Sul, onde a companhia opera, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região”, destacou.
De acordo com Ligia, os compromissos assumidos com a sociedade de forma colaborativa e baseada no diálogo envolvem: mudança climática, economia circular e valor compartilhado. “Conversamos com diversas partes da sociedade, sejam experts, representantes da sociedade civil, ongs, a fim de identificar as principais necessidades para, então, desenvolvermos a nossa estratégia”, afirmou.
Um dos programas sociais da LATAM é o ‘Avião Solidário’, que há mais de dez anos contribui com a sociedade por meio de ajuda humanitária – e que teve uma forte atuação durante a pandemia – opera em três frentes: Meio Ambiente, através do transporte gratuito de profissionais, animais e plantas silvestres visando a preservação; Catástrofes, através do transporte de ajuda humanitária para vítimas de desastres; e na frente de Saúde, transportando equipamento, insumos e assistência médica com a ajuda de ongs parceiras. “Durante a pandemia, por exemplo, nós transportamos cerca de 282 milhões de vacinas contra Covid 19, equivalente a mais de 70% do total das doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do país”, destacou.
Capacitar os colaboradores para que todos possam falar sobre sustentabilidade é o objetivo maior do projeto ‘Embaixadores de Sustentabilidade’ da companhia. “Eles recebem workshops mensais, que ocorrem com a parceria da Aberje, além da newsletter mensal para que possam propagar as ações que estamos fazendo, e o mais importante são as contrapartidas que podemos fazer através do voluntariado dentro das ongs parceiras dos nossos projetos”, salientou a executiva.
Assista à live na íntegra:
Destaques
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
- Belém recebe lideranças para discutir sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia
- Quinta reunião do Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora debate engajamento de colaboradores
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov