Como implementar programa de influenciadores internos nas empresas é tema do podcast FalAção desta semana
Certas pessoas exercem uma certa liderança sobre as outras. Isso é natural, faz parte delas. E isso, obviamente, também ocorre no ambiente corporativo. Receber informações de uma pessoa conhecida gera mais confiança e engajamento do que em relação a pessoas mais distantes. Pesquisa da Trust Barometer, da Edelman, aponta que 3% dos colaboradores que são mais influenciadores conduzem as conversas com 90% dos demais. Mas como implementar e desenvolver um programa de influenciadores internos em uma organização? Para falar sobre essa tendência, o FalAção desta semana convida a jornalista Fernanda Porcino, especialista em comunicação e cultura organizacional, que atua como consultora de comunicação no Centro de Excelência da Votorantim.
Fernanda explica que os influenciadores internos são os antigos agentes de comunicação, que tinham uma função mais operacional nos processo de comunicação. Hoje, esse influenciador é um colaborador que vai ajudar a endossar a marca e a estratégia de negócio tanto dentro quanto fora. É um embaixador da marca. “O objetivo é justamente aproximar essa área de comunicação às demais áreas da empresa; é criar uma rede colaborativa que facilite essa atuação da comunicação de mão dupla. No passado, as estruturas eram verticalizadas e hoje a atuação é em rede, de forma horizontal”, ressalta. “Ninguém faz comunicação sozinho”, complementa.
Para identificar esses líderes informais, é preciso ficar de olho nas pessoas que gostam de se comunicar, que constroem relações, que se envolvem com a organização. “É uma pessoa apaixonada pelo negócio, pela marca. Ela pratica os valores no dia a dia, tem uma ligação entre o propósito pessoal e da empresa”, indica a especialista.
A escolha dos influenciadores é relativa e depende de cada organização. Depois dessa escolha, é preciso criar uma rotina com esse grupo de influenciadores, com reuniões periódicas, com um canal de comunicação ativo, com uma estrutura clara de atuação interna e/ou externa, dependendo do tipo de negócio. “O primeiro passo é o gestor entender a relevância do programa e quais os ganhos que vem com a implementação: como engajamento, redução de ruídos na área, maior engajamento nos processos e nas ações, fluxo de comunicação mais ágil com o influenciador, que por sua vez deve ter muito claro o seu papel para não sobrepor o papel do líder comunicador na área; isso é fundamental”, frisa Fernanda.
“Eu não tenho a menor dúvida de que, com o influenciador, a empresa ganha uma comunicação mais descentralizada, uma atuação em rede, mais colaboração, mais conversas horizontais, mais visibilidade das ações e iniciativas da empresa, troca de conteúdo, agilidade e fluidez nos processos de comunicação”, argumenta a especialista. “Tudo isso tem impacto direto no reforço da cultura, no aumento do engajamento, na melhora do clima organizacional. De todos os processos de comunicação, o que eu mais aposto é em rede de influenciadores”, conclui.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Spotify
https://open.spotify.com/episode/7iiNwqdw9VL7YHPL7n304P
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados