Como atua a área de comunicação da Itaúsa
A Itaúsa (B3: ITSA4), maior holding de investimentos de capital aberto do país, é associada da Aberje desde 2022. A companhia possui 49 anos de trajetória e detém participações em empresas líderes nos segmentos financeiro (Itaú Unibanco), bens de consumo (Alpargatas), materiais para construção civil (Dexco), saneamento (Aegea), energia (Copa Energia) e infraestrutura (NTS e CCR).
Viviane Perinotto é a Head de Comunicação da holding e é responsável pela comunicação integrada, a partir de um ecossistema de multiplataformas e canais, olhando para todas as plataformas de comunicação nas frentes de Relações Públicas, Comunicação Interna, Digital, Mídia, Canais e Eventos.
Segundo a executiva, o foco da área de comunicação é dar visibilidade à Itaúsa e consolidar sua narrativa reputacional, valorizando os atributos/territórios/branding da holding para os stakeholders, de forma holística, para que a marca tenha cada vez mais reconhecimento no mercado.
Atualmente, a Itaúsa possui uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira: 1 em cada 6 investidores da B3 possui ações da Itaúsa. São mais de 900 mil pessoas, de perfis diversos e presentes em mais de 90% dos municípios brasileiros, investindo na Itaúsa.
“Temos o compromisso de promover uma comunicação objetiva e acessível em diversos formatos, que reforce nosso propósito de atuar como agente de mudança em empresas na criação de valor sustentável para a sociedade, investidas e acionistas”, explica Viviane.
A área de comunicação da Itaúsa lidera uma iniciativa de comunicação com as suas investidas, chamada Com A Gente, que tem como objetivo gerar impacto positivo para o mercado, a partir da troca de experiências e conhecimentos entre profissionais, integração entre as empresas do portfólio a fim de trocar iniciativas estratégicas e potencializar resultados de comunicação e apresentação de tendências.
O time de comunicação realiza eventos recorrentes com foco em reforçar a aproximação com acionistas, analistas, investidores e imprensa. Entre eles estão o Resultados em Foco” – com duas edições no ano, em que o CEO e Diretor de Relações com Investidores e a CFO comentam os resultados financeiros e operacionais da Itaúsa e das investidas – e o “Panorama Itaúsa” – reunião pública anual em que o CEO apresenta os avanços da estratégia e o histórico de criação de valor da holding para os acionistas e a sociedade.
Na frente de imprensa, a comunicação tem como objetivo ampliar o olhar para novas mídias (influencers e podcasters), além de manter o relacionamento com os principais veículos das mídias tradicionais.
Em comunicação interna, possuem uma agenda contínua e relevante de interação e informação junto aos colaboradores. O time trabalha como consultores para as áreas, a partir de BP´s (Business Partners), que fazem a gestão da comunicação integrada, produzindo campanhas, comunicados, eventos, entre outros formatos para atender diversas demandas e atuam também com foco em fortalecer o employer branding e a Cultura Itaúsa, buscando trazer os colaboradores como protagonistas e co-criadores da comunicação.
Em Digital, a companhia reforça seu compromisso com a transparência e mantém uma frequência na comunicação por meio das redes sociais Instagram, Linkedin, X (Twitter) e Youtube, que totalizam mais de 120 mil seguidores. Além disso, criaram projetos para conversar diretamente com o investidor, como o Itaúsa Cast – podcast com episódios diversos sobre os resultados financeiros, estratégia da holding, áreas do negócio e mais – e o Pergunte à Itaúsa, uma linha editorial que responde através de conteúdos, as principais dúvidas nas redes sociais.
“Identificamos oportunidades nas plataformas das quais estamos presentes, diversificamos nossos conteúdos de acordo com o público pertencente a cada um desses canais, a fim de estreitar diálogos de forma prioritária e transparente”, finaliza a executiva.
Sobre a Itaúsa
A Itaúsa (B3: ITSA4) é a maior holding brasileira de investimentos com capital aberto, com 49 anos de trajetória, que detém participações em empresas líderes nos segmentos financeiro (Itaú Unibanco), bens de consumo (Alpargatas), materiais para construção civil (Dexco), saneamento (Aegea), energia (Copa Energia) e infraestrutura (NTS e CCR). A Companhia possui uma das maiores bases acionárias da bolsa de valores brasileira, com mais de 900 mil acionistas, e tem como propósito atuar como agente de mudança em empresas na criação de valor sustentável para a sociedade, investidas e acionistas.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados