Como as tendências digitais estão mudando a comunicação interna do Grupo Solvay
Com atualização diária de notícias, abertura para o diálogo, acesso móvel e personalização de páginas, o portal Solvay One se firma como espaço de integração e engajamento dos colaboradores
A comunicação on-line está transformando a maneira como a Rhodia se relaciona com seus colaboradores. Esse movimento tem como referência o portal Solvay One, plataforma global que une todas as operações do Grupo Solvay, organização do setor químico presente em 53 países e da qual a Rhodia faz parte desde 2011.
Lançado no Brasil em abril deste ano, o Solvay One concentra, em um único ambiente, conteúdos essenciais ao relacionamento com os colaboradores, como informações institucionais e de negócios, notícias sobre o Grupo no país e no mundo, além do acesso a uma plataforma global de encontro de ideias onde é possível ver e compartilhar sugestões inovadoras.
A navegação remota é um importante diferencial do Solvay One. Qualquer pessoa cadastrada pode entrar na plataforma não apenas da sua estação de trabalho, mas de onde quiser, quando desejar, por desktop, tablet ou smartphone. A essa comodidade se somará, em breve, um aplicativo para celular, que será disponibilizado nos aparelhos móveis da empresa.
Como o canal de todos os colaboradores, o Solvay One também se adequa ao perfil de cada usuário, graças à “personalização” de página, por meio da qual pode-se adicionar seções e ícones para rápido acesso a conteúdos de interesse individual.
“O Solvay One materializa o compromisso com uma comunicação ágil e amigável, que integra plataformas digitais para disseminar conhecimento e criar um ambiente de compartilhamento de informações, interação e engajamento”, explica Odete Duarte, diretora de Comunicação para a América Latina.
USUÁRIO INTERATIVO
Uma das características do portal é a atualização diária das notícias globais e locais, trabalho gerenciado pela equipe de Comunicação da América Latina. O processo inclui a publicação constante de novidades das 13 unidades de negócios globais presentes na região e das 11 fábricas do Brasil, Chile e da Venezuela, além de temas institucionais.
Todos os conteúdos podem ser curtidos e comentados, recurso que propicia maior proximidade entre os colaboradores e o corpo executivo. O próprio CEO do Grupo e executivos utilizam a plataforma para comentários, tornando mais informal a relação com as equipes.
MONITORAMENTO E ESTRATÉGIAS DE AUDIÊNCIA
Mas como saber se o esforço de comunicação on-line está sendo bem-sucedido no que diz respeito ao “consumo” das informações oferecidas pelo portal? A resposta está no monitoramento permanente da audiência e na gestão dos conteúdos.
A Comunicação acompanha não apenas o número de page views, mas também o tempo de permanência em cada notícia e o número de “curtidas” e comentários. O sistema oferece ainda informações sobre a origem da navegação – o tipo de dispositivo utilizado e se o acesso ocorreu por iniciativa própria ou foi incentivado por e-mail marketing.
O acompanhamento também possibilita a adoção de iniciativas para ampliar a leitura das notícias menos acessadas, como republicação, exposição mais destacada ou alteração de títulos e imagens. Monitoramento similar é feito em relação aos textos recordistas de visitação.
Como estímulo adicional, os usuários recebem mensalmente, por e-mail, uma newsletter com as principais notícias veiculadas pelo Solvay One no período. Um segundo envio é feito aos que não abriram o link original. A equipe de comunicação busca feedback daqueles colaboradores mais resistentes à leitura por meio de pesquisa online.
SINTONIA COM A WEB
Como forma de capturar a atenção dos leitores, o portal também adota formatos e linguagens alinhados às tendências atuais de comunicação na web, o que inclui, por exemplo, o uso de “memes”, “hashtags”, expressões típicas da internet e assuntos virais para, de modo descontraído, abordar assuntos corporativos.
Como resultado, obtém-se uma comunicação dinâmica e de alto engajamento. “A sintonia com o público e com as novas formas de comunicação são essenciais para manter a atratividade do canal digital e consolidar o engajamento da audiência interna com os temas da empresa “, avalia Odete Duarte.
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