Comitê de Fomento Industrial de Camaçari promove evento sobre capital ético com participação da Aberje

Palestra de Hamilton dos Santos foi direcionada a profissionais das áreas de Comunicação, RH, SSMA, líderes e gestores

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com a Aberje, realizou, no dia 19 de maio, palestra com o diretor-geral da associação, Hamilton dos Santos, dando continuidade ao ciclo de palestras para profissionais de RH e das demais áreas de interesse das empresas associadas à instituição.
Com o tema “Comunicação e o Capital Ético”, Hamilton provocou uma reflexão sobre capital ético, seu conceito, relevância e relação com a comunicação empresarial, considerando que as novas exigências de mercado sugerem uma atuação cada vez mais responsável das organizações empresariais, em consonância com as pautas ESG (Ambiental, Social e de Governança), que se destacam cada vez mais como orientadoras das narrativas empresariais e organizacionais.
Em sua apresentação, Hamilton destaca que a comunicação está se tornando um vetor fundamental para o bom desempenho dos negócios. “É preciso lembrar que a comunicação empresarial sempre foi trabalhada a partir de uma esfera centralizada na empresa, com especialistas de comunicação. Há muito tempo a comunicação deixou de ser uma ferramenta para ser uma competência que está e deve estar diluída entre todos da organização”, afirma.
Ao definir ESG, o executivo da Aberje ressaltou a releitura que algumas pessoas vêm fazendo em relação ao seu significado. “O ESG não é uma atualização, releitura ou substituição da Sustentabilidade; de acordo com o relatório da OCDE, é uma parametrização para que as ações sustentáveis tornem-se mais atraentes para o mercado financeiro e de capitais”, salientou Hamilton. “O ESG não substitui a noção de sustentabilidade, não é uma novidade, não deve ser encarado como um modismo, nem é um produto. O ESG é um processo e já existem indicadores estruturados para mensurar esses critérios. E é por meio da comunicação que o ESG está ocupando a agenda das empresas”, complementou.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































