Comitê de Comunicação e Relacionamento com Mídias e Influenciadores realiza primeira reunião do ano
Membros elegem vice-coordenador e selecionam temas a serem discutidos ao longo de 2021
O Comitê Aberje de Comunicação e Relacionamento com Mídias e Influenciadores reuniu membros titulares e suplentes no dia 10 de março em atividade oficial online. Na ocasião, foram cumpridos dois compromissos de agenda: a eleição da vice-coordenação e a escolha de cinco subtemas para as primeiras reuniões do ano.
Com 50% das indicações, a gerente de Comunicação da Toyota Daniela Ferreira foi eleita vice-coordenadora para gerir o comitê ao lado do coordenador Luiz Chinan. A executiva é formada em Letras pela USP, em Jornalismo pelas Faculdades Rio Branco e em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero, tem pós-graduação em Administração e MBA em Gestão Empresarial, ambos pela FIA/USP, e ainda especialização em Employer Branding pelo Employer Branding College/Austrália.
Com mais de 15 anos de experiência em Comunicação e Marketing, Daniela ministra cursos e palestras além de produzir e apresentar o podcast “De Propósito”, que mostra empresas e profissionais que fazem a diferença na sociedade. Também já foi diretora na agência global Edelman e trabalhou em outras empresas como Philips e EDP.
Temas trabalhados
Durante a reunião, foram discutidos e votados os cinco primeiros temas que serão foco de discussão do comitê ao longo da temporada:
1. O papel do relacionamento com imprensa e influenciadores na Era das Fake News – como monitorar e tratar episódios de propagação de verdade parcial, desinformação ou mentira sobre marcas ou executivos;
2. Comunicação integrada entre mídias próprias, pagas e orgânicas – explorando o potencial das exposições de mensagens-chave das organizações entre canais proprietários, aquisição de espaço ou veiculação estimulada na mídia em geral;
3. Inbound PR como estratégia para reputação da marca na mídia – conectando produção e entrega de conteúdos de valor aos objetivos de negócio com relações públicas, marketing, tecnologia e vendas juntas a partir de interações digitais;
4. Medição de resultados na atuação com mídias e influenciadores – revisando e integrando práticas de mídias on e offline sobre inputs, outputs e outcomes e discutindo indicadores de brand awareness, audiência, engajamento e conversão;
5. Ciência de dados e social listening como vetores de estratégia e gestão da comunicação – vendo como empregar na prática dados integrados a partir da escuta sobre a reverberação de temas e opiniões como ativo de tomada de decisão.
Comitês Temáticos da Aberje
Os insights gerados nos comitês temáricos da Aberje são compartilhados com outros associados e com interessados em geral pelos canais da entidade, e são arquivados no link www.aberje.com.br/comites – onde também estão armazenados os resumos dos comitês de 2020.
Os grupos têm encontros online mensais de 1h30min de duração cada para troca de ideias e convive em canal fechado no ambiente WhatsApp. Todos os membros são fixos até dezembro, salvo manifestação em contrário ou atingimento de um limite de faltas, e não é possível o ingresso de novos integrantes em 2021.
Para qualquer informação sobre estes espaços de troca da Aberje, basta escrever para o e-mail comites@aberje.com.br. A atividade é organizada pela área de Desenvolvimento Associativo, através de Rodrigo Cogo e Thalita Dominato.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicação