14 de março de 2024

Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG realiza sua primeira reunião de 2024

Participantes se apresentaram e reforçaram valor do comitê como espaço de acolhimento e troca de experiências

Na última terça-feira (12), o Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG realizou sua primeira reunião do ano, de forma virtual, com a participação de mais de 40 comunicadores de diversas organizações associadas à Aberje. A coordenadora da área, Thalita Dominato, reforçou a missão da Aberje de produzir conhecimento, enfatizando a importância da colaboração para esse objetivo e, a seguir, explicou as regras do colegiado.

Thalita apresentou a coordenadora do comitê, Bruna Ribeiro, comunicóloga, especialista em Gestão da Comunicação Empresarial e Sustentabilidade Corporativa e coordenadora de Sustentabilidade Institucional na Suzano, que abriu os trabalhos falando sobre sua jornada em Sustentabilidade. Bruna convidou os participantes para se apresentar e falar sobre seu trabalho em sustentabilidade junto a suas organizações. Os comunicadores contaram sobre suas trajetórias no ESG – que, em alguns casos, começaram antes mesmo que o termo surgisse – e sobre suas expectativas para o comitê. A coordenadora destacou a pluralidade de perfis presentes e explicou que a pauta de ESG hoje é pertinente a organizações de todos os perfis, tamanhos e áreas de atuação. Ela ressaltou que atualmente as empresas já percebem com clareza essa importância.

A seguir, divididos em duplas e trios, os membros do comitê fizeram um exercício proposto pela coordenadora, com base nas três dimensões para comunicar a sustentabilidade propostas pelo CEBDS: a informação, a mudança, e o processo.

As duplas e trios tiveram que responder às seguintes perguntas, com base nessa divisão tridimensional:

  • Em qual dimensão você costuma pensar primeiro?
  • Na prática, como essas dimensões se aplicam à realidade dos projetos e iniciativas de sua organização?
  • Há predominância de alguma dimensão?

Ao apresentar a dinâmica, Bruna reforçou a importância da intencionalidade no esforço de comunicação e explicou que idealmente as três dimensões devem caminhar juntas.

Após a discussão, alguns dos grupos compartilharam com o restante do comitê suas conclusões. Uma das participantes chamou a atenção de todos para o valor do comitê como um espaço de troca de experiência, já que suas organizações estão em estágios diferentes dessa jornada e isso permite que os comunicadores aprendam com as soluções propostas por seus colegas para diferentes desafios. Um membro do comitê falou sobre o impacto ambiental de pequenas ações, como a impressão de comunicados em papel e o uso indiscriminado de ferramentas de IA, com seu alto consumo de energia. Foi ressaltada a importância de adotar práticas de sustentabilidade nas organizações antes de comunicar o tema. Essa preocupação com o “walk the talk” é antiga e anterior ao termo “greenwashing”, utilizado hoje. Outra participante comentou a necessidade do letramento em sustentabilidade, para que as pessoas entendam como elas podem fazer a diferença – como pessoas e como parte de uma organização. Outra participante explicou que em sua organização, com milhares de funcionários, a empresa precisa formar essas pessoas para que elas possam compreender e querer participar desse processo de mudança. Foram abordadas também as empresas de capital aberto, que devem prestar contas de suas atividades e apresentar resultados e de governança além dos financeiros.

Ao encerrar a primeira reunião do comitê, a coordenadora agradeceu a participação de todos e convidou os membros do comitê a refletir sobre a construção de um legado do grupo, na forma de um material digital como um ebook, elaborado com a curadoria dos membros. Thalita lembrou os participantes da reunião que eles ainda deverão votar em um vice-coordenador ou uma vice-coordenadora para o comitê. Nas próximas reuniões, os membros deverão escolher os principais tópicos de discussão a partir da lista abaixo.

  • Comunicação interna e engajamento de empregados
  • Reporte de Sustentabilidade: transparência e gestão de dados ESG
  • Tendências regulatórias: riscos e oportunidades para a Comunicação
  • Comunicação para o fortalecimento de parcerias institucionais
  • Comunicação sobre a agenda climática
  • Comunicação sobre a agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão
  • Comunicação e engajamento da Cadeia de Valor

Conheça os integrantes dos Comitês Temáticos Aberje 2024

Comitês de Estudo Tem´áticos

Anualmente, a Aberje propõe uma série de encontros a partir da formação de grupos fixos de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje. São comitês temáticos compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 membros-titulares. Os integrantes se reúnem com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. Os processos de inscrição e seleção são sempre realizados no início do ano e nesta edição foram 120 vagas nos quatro comitês.

Este ano, foram formados quatro grupos: Comunicação e Engajamento em ESG; Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação; Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora; e Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas.

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