PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de março de 2023

Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG realiza primeira reunião; conheça os integrantes

Na ocasião, os participantes se apresentaram e defenderam os temas mais interessantes a serem abordados até o final do ano
Aurora Ayres
Participantes da primeira reunião
 
  • COMPARTILHAR:

O Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG teve seu primeiro encontro na manhã do dia 8 de março e registrou a participação de cerca de 40 comunicadores de várias organizações da rede associativa da Aberje. Ao iniciar, a coordenadora da área, Thalita Dominato, apresentou as regras necessárias a serem seguidas por todos ao longo do ano. Em seguida, o coordenador do Comitê de Engajamento em ESG, o jornalista Danilo Maeda, especialista em Estratégia, Governança e Gestão ESG e professor da Escola Aberje de Comunicação, abriu os trabalhos.

Depois de saudar os comunicadores presentes, Maeda fez questão de frisar a importância do profissional de Comunicação nas organizações que se propõem a discutir a Agenda de Sustentabilidade, diante de eventuais comentários sobre o papel dos comunicadores nessa agenda. “Existe uma premissa importante: não se faz capitalismo de stakeholders sem engajamento de stakeholders, e não se faz engajamento de stakeholders sem comunicação”, destacou. 

Em sua visão, é muito clara a necessidade de qualificar o debate já que os mecanismos de avaliação que o mercado dispõe não produzem resultados que sejam comparáveis e consistentes entre si. “De fato, ainda não temos mecanismos para medir essa complexidade de uma agenda tão ampla quanto é a da Sustentabilidade; é preciso qualificar esse debate. Paralelamente a isso, também é necessário que a gente convença algumas parcelas importantes da população sobre a urgência de temas como mudanças climáticas”, argumentou o executivo.

Danilo Maeda

Durante o encontro, os membros do grupo tiveram a oportunidade de se apresentar e de falar sobre suas expectativas em relação ao comitê. Até o próximo encontro, os integrantes irão votar nos temas que serão abordados ao longo do ano e irão eleger o vice-coordenador do comitê. 

Os membros (titulares e suplentes) do Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG são:

Empresas:

  • Accor: Antonietta Varlese; Suplente: João Dias
  • Acelen: Claudia Barros; Suplente: Daiane Neves
  • ADM do Brasil: André Luís Degasperi; Suplente: Marcos Foloni
  • AngloGold Ashanti: Paula Hermont Diniz Tibo; Suplente: Cristiane Maria Gouvêa
  • Associação Brasileira da Indústria Química: Camila da Silva Matos; Suplente: Marcelo Pimentel
  • Brasil Terminal Portuário (BTP): Yara Gonçalves da Motta; Suplente: Paula Bertelli dos Santos
  • CTG Brasil: Salete da Hora; Suplente: Maria Carolina de Castro
  • Eletrobras Chesf: Tatiana Learth Junqueira; Suplente: Maria Amélia Souto Maior
  • Fundação Grupo Boticário: Omar Rodrigues; Suplente: Thais Machado Gusmão
  • General Motors: Daniela Aesse Kraemer; Suplente: Beatriz Matarazzo
  • iFood: Amanda Borsonello; Suplente: André Borges
  • Museu da Pessoa: Rosana Miziara Lopes; Suplente: Eduardo Valente
  • Natura &Co: Mariana Bonafé; Suplente: Vinicius Passetti
  • OEC: João Paulo Fonseca de Carvalho; Suplente: Livia Fonseca Nunes
  • Orizon: Renato Merlini; Suplente: Mariana Rico
  • Petrobras: Vinícius Bastiani; Suplente: Karine Klaussen Vannucci Iglesias
  • Rede Gazeta: Eduardo Felipe Fachetti Lima; Suplente: Maria Helena de Azevedo
  • Sanofi: Ana Carolina Scavazzini; Suplente: Paulos Justus
  • Syngenta Proteção de Cultivos: Nemora Reche; Suplente: Fabiana Trebilcock
  • Thales: Jacqueline Takemasa; Suplente: Adriana Otani
  • Unilever: Aline Jussara Siqueira; Suplente: Lilian Dorighello
  • UnitedHealth Group Brasil: Ranny Alonso de Sousa; Suplente: Andrea Giorgi
  • Vale S.A.: Elis Maria de Faria Ramos; Suplente: Talita Almeida Santos

Agências e Consultorias de Comunicação:

  • Alter Comunicação: Kelly Lima; Suplente: Fabiola Ditomaso
  • ANIMUS: Marina Mattaraia; Suplente: Marina Mattaraia
  • Makemake: Tatiana Maruska Maia Lins; Suplente: Eduardo Guerra Murad
  • Marqueterie: Debora Carvalho; Suplente: Bia Azevedo
  • Quintal 22 Comunicação: Anna Costa; Suplente: Letícia TAvares
  • RPMA Comunicação: Marcio Silva Cavalieri; Suplente: Adriane Ahlers
  • Social Docs: Marcelo Douek; Suplente: Henry Grazinoli

Comitês de Estudos Temáticos

Anualmente, a Aberje propõe uma série de encontros a partir da formação de grupos fixos de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje. São comitês temáticos compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 membros-titulares. Os integrantes se reúnem com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. Os processos de inscrição e seleção são realizados no início do ano e nesta edição foram mais de 236 candidaturas para as 90 vagas nos três comitês.

Para este ano, foram constituídos três grupos: Comitê Aberje de Inovação em Comunicação Corporativa; Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG e Comitê Aberje de Comunicação Interna e Marca Empregadora.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade