Oficinas lúdicas sobre ODS chegam à rede pública de ensino de São Paulo com patrocínio da ISA CTEEP
13 de maio de 2022
  • English

Até 14 mil crianças e adolescentes serão impactados com oficinas e atividades que ensinarão como as atitudes do dia a dia podem se refletir em um mundo mais consciente

Com o apoio da ISA CTEEP, uma das principais transmissoras de energia do País, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) chega às escolas da rede pública de ensino do estado de São Paulo, a partir de 9 de maio, e pretende beneficiar até 14 mil crianças e adolescentes de oito cidades. A iniciativa é realizada em parceria com a Cultura Ambiental e NTICS Projetos.

Rumo à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto visa a colaborar com o alcance prioritário de seis dos ODS: 6º – Água potável e saneamento; 7º – Energia limpa e acessível; 12º – Consumo e produção responsáveis; 13º – Ação contra a mudança global do clima; e 15º – Vida terrestre. Todos os cinco têm como meta contribuir com a proteção ambiental por meio de iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade e ao combate das mudanças climáticas. Já o 17º ODS – Parcerias e meios de implementação, sexto listado pelo projeto, tem as alianças e cooperações como eixo transversal de sustentação.

Dentre as atividades do programa, estão: jogos de tabuleiro com temas climáticos; exibição de vídeos educativos sobre a importância da vida terrestre e marinha para a Terra; apresentação de uma peça teatral com foco no público infantil (de 7 a 11 anos), voltada aos princípios básicos da educação ambiental; além da ressignificação de objetos anteriormente descartados no lixo, para transformá-los em brinquedos e objetos de uso diário. Os alunos ainda farão um workshop de capacitação para ampliação do tema, por cidade, com a entrega de 14 mil cartilhas sobre o projeto.

Serão três semanas de atividades, durante as quais cerca de 14 mil alunos serão diretamente impactados. Além disso, o objetivo é que os jovens se transformem em agentes multiplicadores dos conceitos e experiências entre as famílias e as comunidades. Para ampliar o impacto, mais de cem professores também serão capacitados com material didático que poderá ser usado em sala de aula durante o ano letivo. Em cada cidade, será feito um levantamento de indicadores culturais e ambientais entregues como comparativos em um relatório ao final do projeto.

“Propomos um circuito que promova o conhecimento amplo sobre a Agenda 2030 e os ODS. A reflexão sobre a realidade; a atenção aos cuidados com o meio ambiente; o comprometimento com a vida; a empatia e a preocupação com o bem-estar de todos influencia o aluno a ser multiplicador dos conceitos e experiências adquiridas”, ressalta Ana Carolina Xavier, diretora de inovação e ESG da NTICS Projetos.

“Apoiar projetos como esse é uma forma de reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico. Acreditamos no protagonismo jovem e, por isso, estimulamos a cidadania e a consciência de que nossas atitudes de hoje impactarão o amanhã”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP.

Nos últimos dois anos, a ISA CTEEP realizou investimentos sociais e doações que totalizaram de R$ 21 milhões. Hoje, a companhia tem 21 projetos sociais em andamento, em diversos estados, a fim de promover a prática do esporte, o acesso à cultura e a formação cidadã de professores e estudantes.

Serviço
Programa de Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS
Data: de 9 de junho a 5 de julho de 2022
Onde: rede pública de ensino do Estado de São Paulo
Inscrições: feitas pelas Secretarias da Educação de cada município pelo link http://conhecendoosodsnasescolas.com.br/.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.