Com o tema ‘100% cliente’, Workshop Gerentes Bradesco 2021 mira experiência imersiva em ambiente virtual
05 de março de 2021
  • English

Evento acontece em duas fases e integra cerca de 12 mil gerentes espalhados pelo país

Desde 2014, anualmente, o Bradesco é responsável pela realização do maior evento corporativo da América Latina, o Workshop Gerentes Bradesco (WG), que reúne presencialmente milhares de líderes da área comercial durante alguns dias para alinhamento estratégico, aprendizado, interação e descontração. Em 2021, no entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, o encontro precisou ser modificado e é realizado pela primeira vez de forma inteiramente digital e deverá conectar 12 mil gerentes de todo o País, tornando-se o maior evento corporativo online da América Latina.

Para construir um evento 100% digital, o Bradesco teve, juntamente com o Grupo Tv1, agência responsável pela concepção do #WG2021, que recriar a já tradicional experiência interativa dos participantes nos eventos presenciais. Pensar na usabilidade (UX) e como mantê-los conectados à cultura do banco e acolhidos pela organização foram alguns dos grandes desafios. Como solução, foram criados conteúdos específicos para os times de cada um dos segmentos presentes – Varejo, Atacado e Prime –, e foram aplicadas técnicas da gamificação como estratégia de engajamento, sempre associadas aos objetivos de negócio e propósitos da instituição.

O evento foi dividido em duas fases. A primeira, chamada de ‘Ciclo Digital’, aconteceu durante toda a segunda semana de fevereiro. Por meio de uma plataforma online, contemplou trilhas de conteúdo e vídeos on demand para os gerentes se aprofundarem em diferentes assuntos.

Já a segunda etapa é o ‘WG Live’, que acontecerá de 18 de fevereiro até 12 de março, diretamente de quatro estúdios montados dentro da Cidade de Deus, sede administrativa do Bradesco em Osasco (SP). As lideranças do Varejo, Prime e Atacado serão divididos em sete grupos e cada um participará de dois dias de programação. As apresentações serão ao vivo, com linguagem e dinâmica televisivas, e o público poderá interagir por meio de chamadas de vídeo e de um chat simultâneo, enviando perguntas para os speakers.

Os mestres de cerimônia serão funcionários do próprio banco, mas que contarão com a ajuda de apresentadores experientes: Rita Batista, Tiago Fortes e Fabricia Ouriveis. O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, o presidente do banco Octávio de Lazari e demais executivos falarão sobre as diretrizes e metas para o ano.

Nos intervalos das apresentações, os participantes poderão acessar o “WG Station”, onde podem explorar seis espaços imersivos criados para transmitir os direcionadores estratégicos do Bradesco de maneira lúdica e com games personalizados. Ao fazer seu cadastro na plataforma, o usuário pode selecionar um personagem que o representará durante toda a jornada. Ao interagir e cumprir missões dentro da trilha digital, soma pontos que podem ser trocados por recompensas reais da Livelo. Assim, quanto maior a interação do gerente, mais pontos WG Livelo ele acumulará para o resgate de prêmios.

“A concepção do projeto baseou-se na premissa de que simplesmente adaptar um evento físico para o digital não seria suficiente. Precisaríamos reinventá-lo por completo, eliminando paradigmas e explorando ao máximo as possibilidades tecnológicas”, pontua o diretor de marketing do banco, Márcio Parizotto.

O evento tem um papel relevante tanto de alinhamento estratégico como reforço do senso de pertencimento de milhares de gerentes pelo Brasil. Em um momento de tantas incertezas, a necessidade de reconexão e de olhar para dentro, para trilhar um caminho para o futuro, ganhou ainda mais importância. Por isso também a escolha da Cidade de Deus como palco do ‘WG Live’, “um local que carrega inúmeros significados para o Bradesco e que transmite a essência da cultura e dos valores da empresa para toda a nossa gente”, acrescenta Parizotto.

 

Disseminação das informações

Sete gerentes foram selecionados como ‘influenciadores’ e vão contribuir na disseminação dos conteúdos entre os demais participantes, em grupos de WhatsApp e redes sociais do evento. Além disso, alguns deles vão participar de um talk show para falar sobre as batalhas enfrentadas em 2020 e como pretendem se reinventar para continuar brilhando em 2021.

Os conteúdos veiculados no ciclo digital e na ‘WG Live’ ficarão disponíveis até o dia 12 de abril para que as lideranças possam disseminá-los aos seus respectivos times. Os gerentes recebem ainda um material de apoio com os direcionadores estratégicos e, em todas as interações com a equipe ao longo do ano, os objetivos de negócio continuam sendo reforçados.

 

Ação com propósito

Na agenda do #WG2021, acontece também uma iniciativa da Universidade Corporativa do Bradesco, a Unibrad, abordando temas que fazem parte do DNA do Bradesco: Diversidade, Inclusão, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Nesta edição, os atores Alexandra Martins e Antônio Fagundes farão uma encenação teatral traçando um paralelo entre a vida de um artista e a vida do gerente, propondo uma reflexão sobre o presente e o futuro. “Queremos conscientizar e inspirar. Buscamos oferecer experiências que provoquem reflexão, para que cada um possa sair do evento e repensar rotinas e comportamentos”, resume o diretor.

 

Reconhecimento

Tradicionalmente, o Workshop Gerentes se encerra com uma cerimônia de reconhecimento aos profissionais que mais se destacaram no ano anterior e a noite termina em festa, sempre com um show de música. No evento virtual, a dinâmica também foi mantida.

“No ano em que o Bradesco apresentou resultados tão expressivos, não poderíamos deixar de ter este momento, que é sempre um dos pontos altos. É quando publicamente reconhecemos e agradecemos aqueles gerentes que estão fazendo a diferença”, afirma Parizotto.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *