Com apoio da Natura, Perifa Talks Amazônia promove conversa sobre bioeconomia, arte e ancestralidade
25 de novembro de 2021
  • English

Evento on-line acontece no dia 28 de novembro com o propósito de aproximar as periferias do debate sobre mudanças climáticas e de colocar a Floresta Amazônica no centro das discussões mundiais pós-COP26

Perifa Talks será transmitido pelas redes sociais da Agência Solano Trindade

Com o objetivo de disseminar as vozes das periferias da Amazônia a partir de diálogos sobre mudanças climáticas, ancestralidade e segurança alimentar, o Perifa Talks – Conversas Inspiradoras da Quebrada expande suas fronteiras físicas e realiza sua próxima edição em Manaus (AM), no dia 28 de novembro, às 10h no horário local (11h no horário de Brasília). O evento será transmitido pelo Facebook e pelo canal do Youtube da Agência Solano Trindade.

A iniciativa, que conta com o apoio da Natura e da rede Uma Concertação pela Amazônia, também fará um balanço da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) do ponto de vista de quem vive na Amazônia, por meio de conversas inspiradoras sobre ativismo, arte, bioeconomia e a força ancestral dos povos originais.

Criado na região do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, e realizado desde 2018, o Perifa Talks é uma proposta de educação e cultura da Agência Solano Trindade e do C de Cultura com o objetivo de compartilhar com o mundo conhecimentos e histórias inspiradoras, produzidas por iniciativas periféricas, através da transmissão de palestras, shows, intervenções artísticas e conferências.

Nesta edição, o primeiro Talk “Comida e mudança climática. Esse é o Tá na mesa!” conduzirá os espectadores em um diálogo sobre os sabores e saberes que há na floresta e na favela. As participantes dessa conversa serão: Tia Nice, chefe do restaurante Organicamente Rango (SP); Raimunda Rodrigues, gestora da Rede de Cantinas da Terra do Meio (PA); Tainá Marajoara, pensadora indígena, curadora, cozinheira, realizadora cultural e fundadora do ponto de Cultura Alimentar Iacitatá.

Já o segundo diálogo do evento abordará o tema “Mudança de clima, mudança de vida” e será liderado por Moara Tupinambá, ARTivista visual e curadora autônoma, natural de Mairi (PA); Raimunda Gomes, liderança ativista de Altamira (PA), e Marcela Bonfim, moradora de Porto Velho (RO), fotógrafa e militante pela causa das populações negra e povos tradicionais. Durante a conversa, elas vão debater sobre as mudanças climáticas a partir das histórias de vida e da percepção local de quem vive na Amazônia.
O encerramento do Perifa Talks ficará por conta do show de Maria Gadú, com a participação do Coral Guaraní da TI Jaraguá (SP).

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *