Uma travessia desafiadora
A Apsen é uma empresa familiar, que passou por um enorme processo de transformação nos últimos anos, mas que sempre teve em mente que um dos nossos principais diferenciais competitivos era e é a nossa cultura.
Uma cultura criada lá no início da Apsen, há mais de 50 anos, mas que permanece viva até hoje em nosso dia a dia e que pretendemos preservar por muitos anos.
Mas como vencer o desafio de transportar esse modelo de cultura bem-sucedido que nos trouxe até aqui para uma nova realidade?
Uma realidade marcada por um cenário de pandemia, em que vivenciamos a ruptura dos processos mais tradicionais de trabalho, um avanço sem igual das tecnologias, um mundo em que as coisas mudam de forma não-linear e em uma velocidade que impressionam…
E como fazer essa travessia, sem perder a nossa cultura? Como manter essa coesão estando mais distantes?
Acredito que a melhor forma para alcançar esse objetivo é por meio da inovação e do diálogo. Pelo menos essas foram as duas frentes de atuação que escolhemos na Apsen. Dois pilares que nos balizaram e nos deram a segurança necessária para realizarmos essa jornada.
Sou uma apaixonada pela comunicação e pelas novas formas de se comunicar. Por isso mesmo, muito antes da pandemia eu já liderava na Apsen uma frente de inovação e de transformação digital, para que pudéssemos prever cenários futuros e inovar na forma como dialogar com os nossos mais diversos públicos.
Nunca vimos a tecnologia como um entrave nas relações, mas sim como uma ferramenta de aproximação e de encurtar distâncias. E mais ainda durante o necessário distanciamento ao longo de toda a pandemia.
Por isso, não tivemos nenhuma resistência em fazer uso da tecnologia como uma ferramenta de inovação para o Diálogo com todos os nossos públicos!
Enfim, acredito que o grande desafio para as empresas nesse novo cenário é conseguirem se adaptar aos novos tempos, mas sem perder aquilo que as faz especiais: ou seja a sua essência.
Falar dessa essência, traduzida na cultura de uma organização, é tão precioso para mim, que dediquei um capítulo todo de meu último livro para tratar desse tema, onde reforço algo que acredito demais: a necessidade de se materializar a cultura organizacional para alcançar o sucesso!
Aprendi com meu pai, e ele com meus avós, que o cuidado com as pessoas é algo inegociável e, assim que comecei a trabalhar na Apsen, percebi que a empresa também carrega em seu âmago essa maneira de ser.
Mais do que isso, percebi que essa é a principal base da Apsen e algo que deve estar presente e vivo em cada colaborador, pois é o que faz com que o propósito do negócio esteja sempre além do lucro.
Contudo, se essa nossa essência não muda, a maneira com que trabalhamos nossa cultura precisa se atualizar às exigências, para que possa dar respostas aos desafios desse novo mundo e assim permanecer!
Esse é um desafio diário. Cada vez que crescemos, cada vez que investimos em uma nova tecnologia não podemos nunca nos esquecer de perguntar: fazendo dessa forma, escolhendo esse caminho, permanecemos fiéis ao nosso propósito de cuidar de pessoas?
Se a resposta for sim, acreditem, seguimos em frente com toda força, com toda paixão e com toda garra!
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte