PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
10 de maio de 2023

Sobre comunicação, governança e os bons encontros

Hamilton dos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

No dia 7 de maio visitei a sede da Câmara Brasil-Alemanha representando a Aberje, em uma reunião de aproximação entre as associações. Foi um encontro muito profícuo para o desenvolvimento desta grande rede de organizações que compõem as duas entidades, acredito que, assim, será possível aperfeiçoar ainda mais o ambiente dos negócios e da comunicação. Parte desse aperfeiçoamento passa pela governança.

Lembrei da apresentação que fiz no mês passado, em abril, justamente ao Grupo de Trabalho de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha, onde falei sobre a pesquisa “A Comunicação da Governança Corporativa no Brasil”, realizada pela Aberje em 2022. Na ocasião participaram também Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer, e Carolina Gutierrez Prado, head de Comunicação para América Latina da Intel Corporation.

Um dos resultados interessantes que apareceu na pesquisa foi o da importância da participação da Comunicação nos comitês relacionados à governança.  Se antes o desafio de nós, comunicadores era participar das decisões estratégicas da empresa, agora a pesquisa nos trouxe que quando a governança se relaciona com a comunicação, o ESG aparece com mais frequência.

Mas, embora seja necessário, não é suficiente ter Comunicação e ESG trabalhando juntos. Precisamos aprimorar nossa forma de nos comunicar. Uma fala muito pertinente sobre o tema foi do Thiago Massari. Ele comentou que nós, comunicadores, não podemos mais apenas contar boas histórias, ser bons em storytelling, é preciso sobretudo saber conduzir diálogos francos e transparentes com a direção e a governança da empresa. Isso diz respeito à eficácia das nossas ações e do nosso planejamento em comunicação.

Enviar uma newsletter, ou publicar um relatório de sustentabilidade, e acreditar que está comunicado já não funciona mais. Afinal, o que foi comunicado, pode não ter sido entendido. E é papel do comunicador garantir esta compreensão por todos os stakeholders. Caso contrário podemos acabar caindo na armadilha de falar sem comunicar. Todos irão ouvir/ver/ler o que foi feito, mas ninguém irá realmente absorver a informação. A mera transparência não quer dizer nada, nosso exercício constante é o da contextualização, explicar, traduzir, desenhar. Efetividade da comunicação.

A forma de entendermos isso é medindo os resultados, utilizando cada vez mais dados e ferramentas que nos permitem enxergar o engajamento e a aderência dos stakeholders aos temas que abordamos. Não basta ter um programa de sustentabilidade que olhe para o meio ambiente. É preciso comunicar, deixar transparente para as pessoas o que ele é, como funciona, quais seus objetivos e resultados e, ao final, verificar o quanto foi entendido e absorvido por esses públicos. E se não funcionou de forma adequada, ter um diálogo transparente com a direção e os comitês de governança para encontrar abordagens mais eficazes e tomar as ações necessárias para realizá-las.

Há muito trabalho pela frente, comunicadores!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Hamilton dos Santos

Jornalista, mestre e doutor em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Também é formado em Administração de Empresas pela Stanford Global Business School. Tem experiência em diversas redações dos principais veículos de comunicação do Brasil e como diretor de Recursos Humanos da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente é diretor executivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, representa a instituição na Global Alliance For Public Relations and Communication Management e é membro da Page Society, do Conselho da Poiésis e um dos líderes do movimento “Tem Mais Gente Lendo”.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade