PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de outubro de 2023

Relacionamento, cultura e clima organizacional

Elizeo Karkoski
 
  • COMPARTILHAR:

Vejo essa tríade como elemento muito importante para todas as empresas e me preocupo com essa combinação diariamente, tanto na equipe P3K, quanto nos projetos que entregamos aos nossos clientes. Afinal, são as relações de trabalho, os princípios e os valores transmitidos para os colaboradores que irão determinar, realmente, a cultura enraizada na organização.

Aliás, este é o segundo ano consecutivo que trago o conceito de “relacionamento” para a estratégia da P3K Comunicação, pois além de acreditar que times que se relacionam bem transformam conflitos em oportunidades de crescimento e resolvem desafios de forma mais eficaz, fluída e assertiva, percebo a necessidade de reforçar e criar meios para fortalecer as relações neste pós-pandemia.

Não é novidade para nós que, para ter uma cultura forte, é necessário ir muito além da definição da missão, do propósito, dos valores, das normas e políticas da empresa, é preciso colocar as pessoas no centro, de modo que todos os níveis da liderança cultivem e valorizem relações de confiança, respeito e colaboração, além de vivenciar aquilo que é compartilhado pela organização, para também colher bons resultados, é claro! Dessa forma, o impacto positivo no comportamento e nas atitudes das pessoas, contribui para o crescimento em conjunto e fortalecimento de marca empregadora, garantindo mais credibilidade para a reputação da marca.

Ao investir em uma gestão humanizada, as organizações fazem com que as pessoas se identifiquem com a instituição e a cultura que vivenciam diariamente. Assim, a relação líder e liderado passa a ter uma conexão real e não apenas o vínculo de hierarquia, o que pode motivar até alguns funcionários a se tornarem embaixadores de marca ou influenciadores, seja para dentro da companhia ou em suas redes sociais.

Esse contexto de incentivo à cooperação, ao respeito, ao acolhimento e aos relacionamentos interpessoais saudáveis, permite uma atmosfera de maior qualidade no ambiente de trabalho e um melhor clima organizacional, onde as pessoas percebem a organização como um bom lugar para trabalhar, certificação que a P3K tem o maior orgulho de ter recebido pela GPTW, pelo terceiro ano consecutivo.

E no clima agradável, onde a comunicação interna também tem papel fundamental, ouso dizer que a felicidade se torna intrínseca, já que os times se sentem mais engajados, inspirados pelo sentido do seu trabalho!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Elizeo Karkoski

Sócio-Diretor na P3K Comunicação, agência especializada em Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing. MBA em Gestão Empresarial, Pós graduado em Design e Formação em Psicanálise. Na Aberje, teve participações como Jurado do prêmio Aberje e Universitário e Membro do Comitê de Comunicação com Empregados.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade