Relacionamento, cultura e clima organizacional
Vejo essa tríade como elemento muito importante para todas as empresas e me preocupo com essa combinação diariamente, tanto na equipe P3K, quanto nos projetos que entregamos aos nossos clientes. Afinal, são as relações de trabalho, os princípios e os valores transmitidos para os colaboradores que irão determinar, realmente, a cultura enraizada na organização.
Aliás, este é o segundo ano consecutivo que trago o conceito de “relacionamento” para a estratégia da P3K Comunicação, pois além de acreditar que times que se relacionam bem transformam conflitos em oportunidades de crescimento e resolvem desafios de forma mais eficaz, fluída e assertiva, percebo a necessidade de reforçar e criar meios para fortalecer as relações neste pós-pandemia.
Não é novidade para nós que, para ter uma cultura forte, é necessário ir muito além da definição da missão, do propósito, dos valores, das normas e políticas da empresa, é preciso colocar as pessoas no centro, de modo que todos os níveis da liderança cultivem e valorizem relações de confiança, respeito e colaboração, além de vivenciar aquilo que é compartilhado pela organização, para também colher bons resultados, é claro! Dessa forma, o impacto positivo no comportamento e nas atitudes das pessoas, contribui para o crescimento em conjunto e fortalecimento de marca empregadora, garantindo mais credibilidade para a reputação da marca.
Ao investir em uma gestão humanizada, as organizações fazem com que as pessoas se identifiquem com a instituição e a cultura que vivenciam diariamente. Assim, a relação líder e liderado passa a ter uma conexão real e não apenas o vínculo de hierarquia, o que pode motivar até alguns funcionários a se tornarem embaixadores de marca ou influenciadores, seja para dentro da companhia ou em suas redes sociais.
Esse contexto de incentivo à cooperação, ao respeito, ao acolhimento e aos relacionamentos interpessoais saudáveis, permite uma atmosfera de maior qualidade no ambiente de trabalho e um melhor clima organizacional, onde as pessoas percebem a organização como um bom lugar para trabalhar, certificação que a P3K tem o maior orgulho de ter recebido pela GPTW, pelo terceiro ano consecutivo.
E no clima agradável, onde a comunicação interna também tem papel fundamental, ouso dizer que a felicidade se torna intrínseca, já que os times se sentem mais engajados, inspirados pelo sentido do seu trabalho!
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa