PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de março de 2024

Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação global

Hamilton dos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

Artigo publicado originalmente no LinkedIn no dia 27 de março

Na última semana, o Page Spring Seminar 2024, da Page Society, reuniu especialistas em comunicação corporativa em discussões sobre algumas das tendências – e polêmicas – mais significativas de nosso mercado na atualidade. A Page Society é a principal associação do mundo para diretores de comunicação (CCOs); CEOs de empresas de relações públicas; e educadores ligados à comunicação corporativa, dedicada a fortalecer o papel de liderança empresarial do diretor de comunicação, com altos padrões profissionais.

Na edição deste ano, realizada em Paris, o tema da geopolítica permeou muitas discussões do evento – como se diz no interior de São Paulo, a geopolítica está “na crista da onda”. Com a internacionalização crescente de negócios e com o cenário político cada vez mais complexo, não é à toa que o tema deste ano tenha sido a importância do olhar global dos CCOs nas organizações. O diretor de comunicação é cada vez mais demandado para agir globalmente, em meio a negócios internacionalizados. Sua atuação dentro das empresas está ganhando relevância, cada vez mais próxima do C-level e, consequentemente, das estratégias de negócios e em sua interlocução com stakeholders de diferentes esferas.

O papel da comunicação na política contemporânea foi uma das questões discutidas em profundidade. Embora o uso dos meios de comunicação nas campanhas eleitorais não seja novidade, com a polarização atual, tudo se exacerbou. Um dos palestrantes, o ex-presidente da Polônia, Aleksander Kwasniewski, comentou a eficácia da comunicação do presidente Zelensky na Ucrânia como um exemplo dessa dinâmica, onde a polarização é explorada para ganhos políticos, mesmo em meio a desafios geopolíticos complexos.

Em meio a esse ambiente polarizado e exigente, a comunicação pública precisa se reinventar para atender as demandas práticas do cidadão. Em uma palestra com Michaël Nathan, Diretor Executivo do Serviço de Informação e Comunicação Governamental da França, falamos sobre como a comunicação pública poderia usar as estratégias da comunicação corporativa para ganhar mais tração entre os cidadãos – evidentemente, seguindo as normas necessárias à boa comunicação pública, como os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. É importante frisar que a comunicação pública não pode se confundir com a comunicação partidária ou com campanhas políticas. Ela precisa estar concentrada na divulgação daquilo que é importante para o cidadão e para o exercício da cidadania.

Em meio a essa situação desafiadora, as decisões precisam ser tomadas com rapidez. O CCO (junto com sua organização) está imerso em uma teia de relações dinâmica e global e suas ações podem ter repercussões imprevisíveis. Por isso, os dados ganham uma relevância inédita nas ações de comunicação, para embasar decisões e avaliar sua eficácia. A mensuração do impacto social das organizações, particularmente no contexto das práticas de ESG, é fundamental para comunicar o valor dessas práticas para o bem comum. Mas como medir tudo o que o negócio está fazendo com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade? Isso requer padrões e métricas claras – o que, mais uma vez, destaca o papel dos comunicadores na transformação desses esforços em dados compreensíveis.

E, entre as muitas práticas de ESG que precisam ser mensuradas, o uso de novas tecnologias, notadamente a Inteligência Artificial, vem ganhando importância. Em um painel dedicado à IA e ao papel do CCO para seu uso responsável, a questão foi abordada sob dois aspectos: como ela vai impactar na estratégia do negócio, na estratégia e no resultado dos negócios; e como as organizações estão lidando com a IA do ponto de vista prático e ético. Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial vai impactar e já está impactando as várias disciplinas da comunicação, com ganhos de produtividade e agilidade. Ou seja, o CCO, dentre suas atribuições, também deve pensar como utilizar a IA para impulsionar a eficiência e a inovação nos negócios, ao mesmo tempo em que elabora um compromisso ético e transparente em torno do uso da IA.

Sei que os desafios para a Comunicação para os próximos anos são significativos, mas estou convencido de que os comunicadores e as comunicadoras estão prontos para superá-los.

A agenda internacional da Aberje tem o apoio da Latam.

+ Leia a cobertura do Page Spring Seminar.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Hamilton dos Santos

Jornalista, mestre e doutor em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Também é formado em Administração de Empresas pela Stanford Global Business School. Tem experiência em diversas redações dos principais veículos de comunicação do Brasil e como diretor de Recursos Humanos da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente é diretor executivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, representa a instituição na Global Alliance For Public Relations and Communication Management e é membro da Page Society, do Conselho da Poiésis e um dos líderes do movimento “Tem Mais Gente Lendo”.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade