PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de junho de 2025

Quando a mentira ganha voz e rosto

Luis Alcubierre
 
  • COMPARTILHAR:

Não faz nem três anos. Foi em novembro de 2022 que o mundo conheceu o ChatGPT. De repente, a inteligência artificial saiu dos fóruns e laboratórios e bateu na porta da gente com cara de assistente. Educada, rápida, prestativa. Como negar ajuda a um ser que responde tudo com um “claro, posso sim”?

O problema é que esse “ser” não veio sozinho. Ele chegou acompanhado de outras versões, algumas éticas, outras nem tanto. Vozes, imagens, vídeos. Todos prontos para parecerem reais. E, cá entre nós, os desenvolvedores estão cada vez melhores nisso.

Se antes as fake news já incomodavam pelas mãos e mentes de gente mal-intencionada, agora a mentira ganhou upgrade. A mentira tem voz. Tem expressão facial. Tem entonação, contexto, até emoção. E aí, a pergunta que não sai da minha cabeça: vamos acreditar em quê? Em quem?

Não custa repetir: a inteligência artificial é bem-vinda. Não é ela o problema. O problema é cair no conto. E o drama é que esse conto está cada vez mais bem contado. Com o avanço de plataformas como o VEO3 e outras que chegam diariamente ao mercado, o que parecia ficção virou realidade, ou algo indistinguível dela.

Se o leitor comum já não diferencia jacaré de crocodilo, imagina tentar diferenciar um vídeo real de um deepfake perfeitamente montado, com uma voz que engana até a mãe do próprio personagem.

E tem mais: o ano que vem é ano de eleição majoritária no Brasil. Seja bem-vindo ao jogo de xadrez mais sujo dos últimos tempos, onde os peões serão algoritmos, e os reis, narrativas. Gênios da política ficarão ainda mais gênios. Mas não por serem mais preparados e sim mais armados. Com imagens falsas, vídeos falsos, histórias falsas. Tudo com cara de verdade.

Será preciso muito repertório para não cair no canto da sereia. Será preciso mais do que atenção: será preciso preparo. Não passamos nem do primeiro estágio no combate às fake news, e já estamos jogando a fase final de um game que a maioria não entendeu ainda.

Falemos mais sobre isso. Alertemos, expliquemos compartilhemos caminhos, dicas práticas, exemplos reais. Discutamos formas de proteger o pensamento porque ele está sendo atacado por todos os lados. Não se trata de viver desconfiado, mas de viver mais antenado. Só não fiquemos reféns diante do uso político, criminoso e sistemático da mentira, porque a verdade nunca precisou tanto da gente.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luis Alcubierre

Luis Alcubierre é executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Governamentais há mais de 25 anos e hoje atua como conselheiro para a América Latina da Atrevia, agência espanhola de PR e Corporate Affairs, além de liderar o escritório Advisor Comm. É também palestrante, mediador e mentor. Formado em Comunicação Social pela FIAM, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela FIA-USP, com diversos cursos de gestão de liderança e negociação realizados em instituições como IESE, Berlin School of Creative Leadership, Columbia Business School, Universidad Adolfo Ibañez, Escuela Europea de Coaching, Fundação Dom Cabral, IBMEC e FGV. Foi diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos de empresas como Kellogg, Pernambucanas e Samsung, onde teve responsabilidades adicionais pela Comunicação na América Latina. No Grupo Telefônica, assumiu a Direção Global de Marca e Comunicação da Atento em Madrid, na Espanha, sendo responsável pela gestão da área em 17 países. Passou ainda por Dow Química, TNT (adquirida posteriormente pela Fedex) e Rede (antiga Redecard), tendo iniciado sua carreira no rádio, nos sistemas Jornal do Brasil e Grupo Estado. Também foi membro do Conselho de associações ligadas às indústrias de alimentos, varejo, vestuário e mercado financeiro, onde teve importante papel negociador em distintas esferas de governo.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade