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23 de abril de 2023

O mundo pede que você participe dele

Luis Alcubierre
 
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Publicado originalmente no LinkedIn, em 24 de abril de 2023

Liderança e influência social passaram ao status de habilidades essenciais.

No auge da pandemia, em 2020, o World Economic Forum publicou um relatório sobre o futuro do trabalho. Nele apresentavam 10 habilidades necessárias para os profissionais em um prazo relativamente curto, logo ali, em 2025. Estas foram separadas em quatro dimensões: capacidade de resolução de problemas, autogestão, trabalho em equipe e uso de tecnologias e desenvolvimento. As habilidades cruciais identificadas no trabalho em equipe foram liderança e influência social, sobre as quais vamos falar aqui. Ainda que o perfil de uma carreira escolhida seja Y ou T, um pouco mais distante da gestão direta de pessoas, essas habilidades passaram a ser fundamentais para as empresas. Liderança não necessariamente para gerir ou desenvolver pessoas; e influência certamente para levá-las a refletir e evoluir por si mesmas.

Definitivamente, a ideia de liderança e influência não se limita ao tradicional modelo de estrutura hierárquica. Muitas vezes, as capacidades tornam-se importantes para diversas áreas e níveis porque vão além do exercer autoridade ou tomar decisões. Envolvem inspirar, motivar e engajar pessoas em direção a um objetivo comum. São habilidades que podem ser desenvolvidas e aplicadas em diferentes cenários, independentemente da função ocupada. Por exemplo, um profissional pode liderar um projeto, uma iniciativa ou uma equipe temporária, mesmo sem ter uma posição de liderança formal. A influência social também é uma habilidade importante em diversas situações, como negociações, networking, construção de alianças e resolução de conflitos.

No atual cenário de mudanças constantes e aceleradas nos ambientes organizacionais, a liderança e a influência tornaram-se essenciais. A pandemia nos apresentou desafios sem precedentes, exigindo talento para uma adaptação rápida, tomada de decisões eficazes e gestão de mudanças complexas. Nesse contexto, os profissionais que demonstraram aptidões para liderar e influir se destacaram por lidar com a incerteza e encontrar soluções inovadoras, impactando as pessoas com uma postura mais proativa e assertiva.

Mas por que essas habilidades passaram a ser tão relevantes assim?

Vejamos algumas razões:

  • Porque juntas mudam o estado das coisas e empoderam o trabalho em equipe, permitindo às organizações alcançar resultados de maneira mais eficiente e eficaz, até porque não há sucesso sem um trabalho em grupo, multifuncional, sem líderes ou influenciadores. Está mais do que provado que a colaboração move as coisas e para que elas de fato saiam de um lugar para o outro precisam de atitudes coletivas que gerem mudanças.
  • Porque a agilidade e a adaptabilidade produzem inovação, algo muito valorizado atualmente pelas empresas. Para obter o convencimento de suas ideias e conseguir implementá-las com sucesso, independentemente de sua posição hierárquica, aspectos de liderança e influência precisam ser desenvolvidos.

Você pode estar se perguntando: “mas como liderar e influir se nem mesmo sei dar o primeiro passo?”. Para ajudar a diminuir essa inquietação, separei alguns pontos que podem dar pistas do que fazer:

  • Assumir Riscos: Líderes devem estar dispostos a assumir riscos, aprender com seus erros e estar abertos ao feedback. Além disso, devem ter a capacidade de transmitir com clareza e de forma persuasiva, a fim de influenciar e motivar seus colegas de trabalho.
  • Observar: Aprender com líderes inspiradores. Estudar casos de sucesso, analisar como líderes eficazes lidam com situações desafiadoras, como se comunicam, como inspiram suas equipes e como tomam decisões. É possível também buscar mentoria com profissionais que possam compartilhar suas experiências e conhecimentos.
  • Cultivar soft skills: Uma liderança eficaz se faz com empatia, ética, integridade, resiliência e inteligência emocional. A capacidade de se relacionar com as pessoas, compreender suas necessidades, ouvir ativamente suas opiniões e respeitar suas diferenças é fundamental para construir relacionamentos de confiança e influenciar positivamente.
  • Comunicar: Saber se expressar de forma clara, assertiva e persuasiva é essencial para influenciar outras pessoas. Isso envolve habilidades de escuta ativa, expressão verbal e não verbal, negociação e persuasão. É importante adaptar a comunicação aos diferentes públicos com os quais precisa lidar, usar exemplos concretos e evidências para embasar os argumentos, além de estar aberto ao diálogo e à troca de ideias.
  • Desenvolver: Existem várias maneiras de desenvolver habilidades de liderança e influência. Uma delas é buscar programas de capacitação e treinamentos específicos que abordem essas habilidades. É possível encontrar cursos, workshops e programas de desenvolvimento de liderança oferecidos por instituições educacionais, consultorias especializadas e organizações profissionais.
  • Praticar: É possível praticar liderança e influência no dia a dia do trabalho, demonstrando interesse em assumir tarefas ou negociando participação em projetos. A reflexão sobre as próprias práticas pode resultar em maior visibilidade dentro da organização, oportunidades de crescimento, aumento da confiança e respeito dos colegas, além de maior capacidade para lidar com situações desafiadoras.
  • Refletir: Avaliar quais competências e habilidades possui atualmente e o que falta para alcançar outras é um passo importante para ir além. É importante considerar de tempos em tempos como suas ações e comportamentos estão impactando os outros e como é possível melhorar a forma de liderar e influenciar de maneira positiva. A autoconsciência e a disposição para aprender e crescer são aspectos-chave.

A velocidade com a qual aceleramos a vida nos dias de hoje nos dá menos margens para a contemplação, mas não significa que não devamos parar para avaliar os cenários, as variáveis que definem nossos riscos e oportunidades.Uma coisa é certa: cada vez mais o mundo espera que nossas atitudes, conhecimentos e experiências pessoais sejam compartilhadas para o benefício da coletividade. Todos podemos ser protagonistas de algo maior e melhor para a sociedade, não importa o tamanho do alcance de nossos feitos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luis Alcubierre

Luis Alcubierre é executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Governamentais há mais de 25 anos e hoje atua como conselheiro para a América Latina da Atrevia, agência espanhola de PR e Corporate Affairs, além de liderar o escritório Advisor Comm. É também palestrante, mediador e mentor. Formado em Comunicação Social pela FIAM, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela FIA-USP, com diversos cursos de gestão de liderança e negociação realizados em instituições como IESE, Berlin School of Creative Leadership, Columbia Business School, Universidad Adolfo Ibañez, Escuela Europea de Coaching, Fundação Dom Cabral, IBMEC e FGV. Foi diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos de empresas como Kellogg, Pernambucanas e Samsung, onde teve responsabilidades adicionais pela Comunicação na América Latina. No Grupo Telefônica, assumiu a Direção Global de Marca e Comunicação da Atento em Madrid, na Espanha, sendo responsável pela gestão da área em 17 países. Passou ainda por Dow Química, TNT (adquirida posteriormente pela Fedex) e Rede (antiga Redecard), tendo iniciado sua carreira no rádio, nos sistemas Jornal do Brasil e Grupo Estado. Também foi membro do Conselho de associações ligadas às indústrias de alimentos, varejo, vestuário e mercado financeiro, onde teve importante papel negociador em distintas esferas de governo.

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