Naming rights: cuidado para não patrocinar gato por lebre

Porém, como tudo na vida, peço que você desconfie quando a promessa parecer boa demais, principalmente quando se tratar de um projeto que envolva naming rights. Cheque não apenas o CNPJ e o CPF dos proponentes, mas também peça para ter acesso à contabilidade e às entregas de projetos anteriores. Quem não tem nada a temer não colocará obstáculos para a liberação das informações. Veja quem são os sócios dos negócios anteriores, se há “laranjas” envolvidos, converse com funcionários que participaram de projetos anteriores. Fale com outros patrocinadores do proponente e pergunte por que a empresa não se interessou pelo projeto atual. Quando os projetos são bons para todas as partes as relações são duradouras. Se o proponente for novo na praça e vier com um projeto mega, reforce as suas dúvidas, peça para saber o que a pessoa fazia antes e qual a reputação dela. Afinal, quando é o nome da sua empresa que está em jogo, todo cuidado é pouco. Como disse Shakespeare em Otelo: “roube a minha carteira e você terá roubado lixo. Roube o meu nome e você me deixará realmente pobre”.
Destaques
- Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
- Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
- Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
- Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
- Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação que transcendePablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RHOliver Duarte O papel de PR em tempos de tanta tecnologia