Gestão integrada da comunicação organizacional
Sabemos que não há resultados efetivos sem um trabalho de gestão integrada da comunicação organizacional. Um dos maiores desafios, além da própria inexistência de planejamento de comunicação, é a falta de processos e fluxos.
O primeiro passo para ter uma comunicação estratégia é, antes mesmo de planos, projetos e programas, realizar um diagnóstico 360º.
Diagnóstico de comunicação ou ‘diagnóstico comunicacional’ é aquela fase importante, que nos fornece insumos para todo o trabalho posterior de planejamento, mas que, muitas vezes, é considerada ‘perda de tempo’ ou ‘o consultor estar querendo consumir horas de trabalho’. Será mesmo?
Não podemos ver o diagnóstico de comunicação como um gasto ou erro jamais. Isso é um grande problema e falta de visão articulada nas empresas.
Assim, temos um grande desafio, não só ao planejar, mas de vender a importância do trabalho completo de diagnóstico e seu valor estratégico.
Essa fase inicial do diagnóstico comunicacional é uma ‘fotografia’ do momento da organização e ajudará a gerar dados para as etapas seguintes do plano de comunicação integrada.
Dessa maneira, além do diagnóstico de comunicação, é essencial entender que a gestão é um ciclo completo, que se inicia com as primeiras auditorias de canais, cultura, reputação, liderança, processos e vai até a implementação do planejado e acompanhamento das estratégias no cotidiano, por meio de indicadores de desempenho.
É comum acreditar que a gestão da comunicação ocorre somente após a entrega do plano ou na hora de colocar a estratégia em prática, mas, tudo que se refere à ação, plano tático, na verdade, está na esfera do gerenciamento.
Assim sendo, a gestão da comunicação integrada compreende o processo completo, do diagnóstico até a implementação, acompanhamento de resultados e atualização do Plano de Comunicação com base nos indicadores, o ciclo de aprendizado da Estratégia.
Assim, já sabemos que a gestão é o todo, que abraça as etapas do planejamento até o cotidiano e não é um processo estanque ou fechado, mas sim um trabalho vivo e diário.
Que elementos compõe a gestão da comunicação?
A Gestão Integrada da Comunicação compreende, além da estruturação do setor, o desenvolvimento de uma política de comunicação, planos de comunicação, campanhas de comunicação, projetos de comunicação e ações no cotidiano.
Em paralelo a isso, é preciso que a empresa possua processos de comunicação estruturados, fluxos mapeados e também invista em:
1.Criação de protocolos de relacionamento com stakeholders, entre as áreas e com os formadores de opinião;
- Desenvolvimento de sistemas de comunicação para potencializar esses relacionamentos;
- Programas de Desenvolvimento de Lideranças Comunicadoras;
- Formação de Comitês de Embaixadores, dentre outros.
Ademais, a gestão da Comunicação integrada também precisa contar com gestão de projetos, um olhar atento para gestão de riscos e crises, mapeamento de temas sensíveis para a organização, políticas de relacionamento com os principais stakeholders, monitoramento de canais digitais, adoção de ferramentas omnichannel e foco no atendimento ao cliente.
Ou seja, a gestão integrada vai muito além da estruturação do setor, ela precisa unir projetos, processos, tecnologias, pessoas e estratégias, para promover mudanças em três horizontes temporais:
Curto prazo: podemos desenvolver ter resultados de cunho operacional, realizar atividades rotineiras;
Período de prazo médio: podemos almejar a entrega de planos e projetos mais complexos;
Em longo prazo, somos capazes de desenvolver processos de mudança de cultura, implementação de programas de treinamentos, melhorias nos processos , fluxos e gestão.
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