PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
01 de agosto de 2024

Futuro com IA: esperar para ver é a postura mais perigosa do momento

Patricia Marins
 
  • COMPARTILHAR:

Meu algoritmo íntimo quer te agarrar de verdade, diz a música de Ney Matogrosso e Criolo, trilha sonora da novela das nove. A canção tenta decifrar os sentimentos e a complexidades dos relacionamentos.

São esses algoritmos que decodificam dados e identificam padrões para tomar decisões.

Na música, nas artes e na comunicação, a inteligência artificial (IA) dos algoritmos está promovendo uma revolução sem precedentes. Essa tecnologia emerge como um catalisador de mudanças profundas na forma como nos comunicamos e interagimos.

Desde assistentes virtuais até sistemas de atendimento automatizado, a IA está redefinindo os parâmetros da comunicação, proporcionando eficiência e precisão inéditas.

Algo inimaginável nos anos 50, nos primórdios da inteligência artificial, quando Alan Turing propôs a criação de um sistema capaz de responder questionamentos por escrito de um interrogador humano. Nos anos 2000, após investimentos massivos, chegaram os resultados mais populares com assistentes virtuais, como a Alexa e a Siri, e primeiras aplicações na área da saúde.

A inteligência artificial é o principal tema de todos os books de tendências de 2024 e o que mais se debate nos festivais de tecnologia e eventos corporativos.  O ponto comum de todas as discussões é: não espere.

Se quiser alcançar o sucesso, agora e nos próximos anos, é preciso abraçar esse novo paradigma e capturar o valor da inteligência artificial generativa, colocando-a no centro das decisões estratégicas. A abordagem conservadora do “esperar para ver” tende a ser a postura mais perigosa.

É incontestável que estamos diante de uma realidade complexa e desafiadora que vai exigir das instituições, em todas as instâncias, investimento em capacitação e a implementação de uma gestão que garanta ética, transparência e segurança de dados.

À medida que a disrupção se torna uma constante, o líder precisará se atualizar, se preparar, ter a mente flexível para a inovação.

Há um receio presente entre as lideranças de não conseguir acompanhar tanta mudança. Será preciso buscar cada vez mais a chamada “dieta da comunicação”, um método que preconiza uma forma seletiva de consumir e gerar conteúdo.

No atual mundo BANI (frágil, ambíguo, não-linear e incerto, em português), onde a informação é poder, os líderes que se concentrarem na aquisição de um repertório robusto, por meio de constante processo de curadoria, estarão mais bem preparados para liderar.

Pensando ainda naquela música, perguntei ao Chat GPT se ele poderia reconhecer o amor. A resposta foi técnica, formal e sem emoção. A natureza do amor é complexa e profundamente humana para ser capturada ou medida por sistemas algorítmicos.

Emoção, sentimento e relacionamento são prerrogativas humanas preservadas até aqui. Ainda bem.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Patricia Marins

Sócia-diretora da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento. É especialista em public affairs, gerenciamento de crises de alta complexidade, programas de relações públicas e treinamentos. É sócia do Grupo In Press, co-fundadora do WOB (Women on Board) e autora do livro Muito além do media training, o porta-voz na era da hiperconexão.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade