PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de maio de 2014

Criação, curadoria, conexão e cultura substituem os 4P’s?

Tatiana Maia Lins
 
  • COMPARTILHAR:

A atualização do vídeo Socialnomics deste ano traz uma “bomba”. Ele afirma que os 4P’s do marketing: “produto, preço, praça e promoção”, foram substituídos por 4C’s das mídias sociais: “criação, curadoria, conexão e cultura”. Posso soar como uma velhinha que se prende ao passado para se sentir segura, mas achei essa afirmação um exagero no contexto atual.

A ideia é que, do mesmo jeito que nós não procuramos mais por notícias, pois as notícias chegam até nós pelas mídias sociais, em breve não mais procuraremos por produtos, eles chegarão até nós pelas mídias sociais. Até aí tudo bem. Os produtos e serviços já começaram a chegar até nós sem que os procuremos – seja por causa dos links patrocinados, seja por causa das atividades nas mídias sociais dos nossos amigos reais e virtuais.

A questão é que “criação, curadoria, conexão e cultura”, nesse sentido e no contexto atual, constituem uma maneira ampliada de pensar a promoção e o produto na grande praça on-line. A bomba não passou de um estalinho. A meu ver, até agora, mudaram a roupa da promoção, deram um nome mais moderno ao que era feito: engajamento, mas a essência ainda continua a mesma na grande maioria das empresas: promover seus produtos ou serviços ou promover a marca institucionalmente. Estou enganada?

Outro ponto controverso nesta afirmação da substituição dos 4P’s pelos 4C’s é que não há como acreditar que uma marca tem controle sobre a curadoria do que é dito sobre ela. O mundo não tem mais fronteiras e a revolução on-line não tem volta. Estamos juntos e misturados, ainda comendo “bananas enlatadas”, mas também vigiando discursos e fazendo denúncias. O discurso institucional e o discurso criado socialmente são confrontados diariamente, na construção da memória a ser visitada quando se trata da reputação de uma empresa.

De todo modo, para não dizerem que a velhinha de 35 anos aqui ficou apenas resmungando, aceito de peito aberto a ideia de que a promoção institucional como era feita antes está sendo substituída por uma nova maneira de pensar e planejar ações, mais pautada na tentativa de fortalecer relacionamentos e criar pontes. Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até que possamos dizer que os 4P’s do marketing não existem mais.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Fundadora da consultoria Makemake Reputação, é mentora de lideranças e professora na Escola Aberje, na ESPM, na UnB, na FAAP e na USP. É autora do livro Reputação e Valor Compartilhado - Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, Editora Aberje (2022) e foi retratada em março de 2023 como uma liderança ESG moldando o futuro dos negócios no Brasil pela Women to Watch Brasil.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade