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07 de maio de 2025

Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

Leila Gasparindo
 
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Falar sobre Marca Empregadora é, para mim, falar sobre um compromisso estratégico que vai além do branding e da atração de talentos. É refletir sobre a imagem e a reputação das organizações sob o ponto de vista de quem faz parte delas todos os dias: seus colaboradores.

No e-book que acabamos de lançar pela Trama Comunicação, mergulhamos em um tema que tem se tornado prioridade para empresas que desejam ser, de fato, desejadas. Uma Marca Empregadora forte não nasce da noite para o dia — ela é o resultado direto da atuação conjunta e intencional de três áreas fundamentais: Comunicação, Marketing e Recursos Humanos.

Essas áreas, quando trabalham de forma integrada, conseguem alinhar discurso e prática, propósito e cultura, entregas e experiências. A Comunicação é quem dá voz à cultura e traduz o EVP (Employee Value Proposition ou Proposta de Valor para o Empregado, emportugês) em narrativas genuínas. O Marketing ajuda a posicionar a marca no mercado com consistência e criatividade. Já o RH tem o papel essencial de ouvir e traduzir os anseios dos colaboradores em ações concretas, garantindo que a proposta de valor não fique só no papel.

Metodologia própria apresenta diagnóstico integrador

Na Trama, desenvolvemos uma metodologia própria para apoiar as empresas nesse processo: o Radar Employer Branding. Por meio de pesquisa com público interno e externo à empresa, aplicando técnicas de levantamento quantitativo e qualitativo de dados, conseguimos avaliar, de forma estruturada e prática, o estágio de maturidade do EVP de cada marca, identificando oportunidades de fortalecimento da cultura organizacional e de maior conexão com os talentos — atuais e futuros.

O Radar analisa cinco dimensões principais:

  1. Cultura e Identidade Organizacional – o quanto a cultura da empresa está clara, viva e compartilhada internamente.
  2. Experiência do Colaborador – da atração ao desligamento, como os profissionais percebem e vivenciam o EVP na prática.
  3. Comunicação Interna e Endomarketing – a eficácia dos canais, mensagens e narrativas que sustentam a proposta de valor.
  4. Alinhamento entre Discurso e Prática – a coerência entre o que a empresa comunica e o que entrega no dia a dia.
  5. Presença e Imagem de Marca no mercado – como a empresa é percebida por talentos externos e stakeholders estratégicos.

Essa ferramenta tem sido um grande diferencial para direcionar estratégias mais assertivas e integradas entre as áreas, com foco em reputação, engajamento e retenção de talentos. Já aplicamos a pesquisa e entregamos o diagnóstico sobre o grau de maturidade da marca empregadora, juntamente com os gaps de comunicação, marketing e processos de RH a serem vencidos, em vários clientes da Trama.

O desafio está em colocar essa engrenagem para funcionar de forma colaborativa e estratégica, porque só assim conseguimos comunicar não apenas o que fazemos, mas, principalmente, por que fazemos — e porque vale a pena fazer parte.

Convido você a se aprofundar nesse tema, refletindo sobre o grau de maturidade da Marca Empregadora na sua organização e como podemos avançar nesse caminho. Acesse gratuitamente o e-book neste link e vamos juntos nessa jornada de construção de valor.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Leila Gasparindo

Pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou em diversos veículos de imprensa no Brasil até 1996 quando direcionou sua carreira para fundar a Trama. Possui pós-graduação em Gestão da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), certificação em GRI e diversos cursos de aperfeiçoamento em Comunicação Organizacional e Branding. Acumula mais de 25 anos de experiência em Consultoria de Comunicação e Relações Públicas realizando o atendimento de empresas de diversos portes e segmentos nacionais e internacionais. Em 2023, liderou o desenvolvimento da Radar Employer Branding, metodologia exclusiva do Grupo Trama Reputale para avaliar a maturidade da Proposta de Valor para o Empregado (EVP) das empresas que desejam ter uma Marca Empregadora competitiva, tanto para atuais quanto para futuros colaboradores. O diagnóstico gerado pela Radar Employer Branding permite às empresas revisarem seus processos internos de RH, em conjunto com ações de Comunicação, de forma a trabalhar a percepção positiva do público alvo a respeito dos benefícios psicológicos, funcionais e econômicos das marcas como boas empresas para se trabalhar. Autora de artigos e livros publicados na área de comunicação, marketing e inovação. É palestrante e aconselha diretamente presidentes de empresas. Ministrou mais de 450 Media Training para empresários no país. Foi uma das fundadoras da Abracom Associação Brasileira das Agências de Comunicação. É Practitioner em PNL.

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