PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de março de 2024

Comunicadores sob pressão

A sociedade não espera que as empresas sejam perfeitas, mas que assumam sua responsabilidade e ajam com transparência
Hamilton dos Santos
Paulo Nassar
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no O Globo, em 22 de fevereiro de 2024

No final de 2023, chuvas torrenciais deixaram mais de 1 milhão de paulistanos sem energia elétrica. O tom das cobranças pelo restabelecimento do serviço subiu rapidamente, impondo dois enormes desafios aos gestores públicos e à empresa concessionária: um operacional, o outro de comunicação. Enquanto corriam para recompor a rede elétrica devastada, também tiveram de buscar o discurso correto para um tipo de crise que promete se tornar frequente.

Até hoje, clima e meio ambiente compunham apenas o pano de fundo contra o qual se desenrolavam as atividades da maioria das empresas e organizações. Agora, não importa o setor de atividade, são fatores que devem ser levados em conta no planejamento estratégico e no planejamento de comunicação. O mesmo vale para demografia, energia, transporte, tecnologia e geopolítica. Em todas essas dimensões, o que parecia sólido está em transição. A comunicação corporativa que não souber compreender esse fluxo será um risco não apenas de reputação, mas para os próprios negócios e seus clientes. A comunicação adaptada à transição construirá pontes estáveis, porém flexíveis, para levar de uma margem a outra.

Ao lidar com questões ambientais, a comunicação transparente age como um escudo, gerenciando riscos de reputação e demonstrando um compromisso com a melhoria contínua. Além das fronteiras organizacionais, a comunicação corporativa pode facilitar o diálogo com consumidores, fornecedores e governos — até em escala global. Empresas podem usar suas plataformas de comunicação para contribuir com insights, compartilhar melhores práticas e advogar por políticas que acelerem a transição para uma economia neutra em carbono.

Uma comunicação inadequada prejudica a compreensão das partes interessadas, mina a confiança e prejudica a compreensão coletiva dos desafios presentes. Alegações enganosas sobre iniciativas de sustentabilidade, conhecidas pela expressão em inglês greenwashing, prejudicam a credibilidade da organização e contribuem para o ceticismo em relação ao papel central das empresas. A recusa em assumir a responsabilidade num desastre pode agravar desafios ou controvérsias, criando obstáculos para que a organização seja vista como colaboradora genuína na transição. A sociedade não espera que as empresas sejam perfeitas, mas que assumam sua responsabilidade e ajam com transparência e rapidez.

É imprescindível compreender que, em transições, o movimento é o que permite cruzar a ponte. Não sabemos quão longa será a travessia, nem o que exatamente encontraremos no destino. Mas as empresas podem deixar claro como pretendem chegar ao outro lado se construírem sua comunicação com solidez de valores, transparência, responsabilidade e disponibilidade para ouvir e aprender.

Orientada por princípios éticos e humanistas, a comunicação torna-se o verdadeiro veículo da transição. Só ela é capaz de assegurar o entendimento de todas as partes envolvidas, ampliar o alcance de novas ideias e potencializar os papéis que podem ser desempenhados pelo setor empresarial — inclusive o de liderança. Uma comunicação organizacional eficaz, responsável e republicana, fomentando senso de responsabilidade compartilhada e criando confiança mútua. À medida que as organizações navegam por esse caminho intrincado, a qualidade de sua comunicação determinará se atuam como aceleradores ou obstáculos na jornada coletiva em direção ao futuro.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Hamilton dos Santos

Jornalista, mestre e doutor em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Também é formado em Administração de Empresas pela Stanford Global Business School. Tem experiência em diversas redações dos principais veículos de comunicação do Brasil e como diretor de Recursos Humanos da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente é diretor executivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, representa a instituição na Global Alliance For Public Relations and Communication Management e é membro da Page Society, do Conselho da Poiésis e um dos líderes do movimento “Tem Mais Gente Lendo”.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade